Blog > Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Marketplace, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas

5 motivos para integrar a tecnologia conversacional em sua empresa

 
Featured Image
 

O avanço das tecnologias no varejo digital já é uma certeza – e nesse palco, a Inteligência Artificial é a protagonista. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, a evolução da IA não serve apenas para beneficiar empresas e ser uma possível ameaça a empregos de colaboradores. Ela vem para facilitar processos do dia a dia dos funcionários, otimizando o tempo para que as equipes coloquem os seus esforços naquilo que precisa ser focado. Inclusive, isso contribui para que os times aprimorem seus conhecimentos em suas áreas de atuação para obter os melhores resultados e performance em suas trajetórias profissionais. 

Tudo isso é possível graças ao avanço da tecnologia. Hoje em dia, ela pode ser usada em diversos segmentos do mercado porque alcançou um nível de flexibilidade e personalização capaz de desenvolver tanto tarefas operacionais quanto ser uma ferramenta estratégica que auxilia nas tomadas de decisões de uma empresa. 

E para aqueles que pensam que a Inteligência Artificial Conversacional só funciona para médias e grandes empresas, hoje nós mostramos como ela pode se tornar essencial para o seu negócio, independente do tamanho ou da fase em que ele está. 

Confira abaixo um compilado de tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia conversacional, incluindo as principais tecnologias envolvidas, os benefícios e como a Sinch pode ajudar o seu negócio. Vamos nessa?

Quais tecnologias permitem o funcionamento da IA Conversacional? 

Antes de abordarmos a tecnologia conversacional, é preciso citar como funciona a inteligência artificial primeiro. 

Como dissemos anteriormente, a IA utiliza-se de códigos para fazer a leitura e interpretação de dados. Na prática, isso envolve o desenvolvimento de sistemas computacionais capazes de executar tarefas que, até então, exigiam o uso de um raciocínio humano, como análise visual e reconhecimento de voz. Quanto mais avançada for a tecnologia, maiores as chances de solucionar problemas ou executar processos de forma mais rápida e eficiente.  

Mas para que toda a engrenagem funcione bem, a inteligência conta com diversas tecnologias. É com o apoio delas que é possível cumprir todos os requisitos que a torne capaz de imitar comandos humanos e até gerar conversas em uma linguagem natural. As 3 principais são:

Machine Learning

Também conhecida como “aprendizado de máquina”, ela permite usar o mínimo de programação possível para capacitar um computador a identificar padrões em uma infinidade de dados. Ou seja: com ela, os computadores tornam-se capazes de aprender e evoluir e, quanto mais informações e dados são coletados, melhor e mais personalizada é a entrega. 

Quer um exemplo na prática? Em um e-commerce, o machine learning monitora as ações dos clientes e identifica padrões de compra, por exemplo. É o clássico “clientes que compraram o produto X também se interessaram pelo Y” que fica escrito logo depois que você seleciona um item em sua cesta virtual de compras. 

Deep Learning

Este pilar é o aprimoramento do primeiro, capaz de tornar a solução mais inteligente e complexa. 

Pegando o exemplo anterior como base: se em um marketplace há 3 consumidores que procuram por um celular e, em seguida, por uma caneca, o machine learning provavelmente identificaria esses produtos como complementares e ofereceria para outros futuros compradores. Com o Deep Learning, a tecnologia entende que esses itens não são complementares e evita que isto se torne uma regra nas sugestões do site. 

Processamento de Linguagem Natural 

Se a IA fosse uma joia, diríamos que essa parte é a da lapidação. 

Segundo Leonardo Botega, especialista em Inteligência Artificial da Sinch e membro do time global de Machine Learning, o objetivo da NLP é construir sistemas que possam dar sentido ao texto e executar automaticamente diferentes tarefas. 

É aqui que ocorre o aprimoramento da comunicação com consumidores através de chatbots, por exemplo. São eles, inclusive, os principais responsáveis por aprimorar a linguagem e torná-la mais semelhante à usada pelos clientes – contribuindo para uma evolução na relação entre pessoas, empresas e mundo virtual. 

Os benefícios da tecnologia conversacional

Agora que aprofundamos levemente sobre os conceitos principais, vamos mostrar 5 motivos para você trazer a tecnologia conversacional no dia a dia do seu negócio:

1. Redução de erros

Usufrua da tecnologia a favor do seu negócio. Quando há um grande número de demandas (como mensagens a serem respondidas no SAC Digital), é normal que ocorram algumas falhas humanas. Com a implementação de bots em sua plataforma, o índice de erros é reduzido e sua equipe é acionada somente em situações específicas e mais complexas. 

2. Processos automatizados

Além de reduzir erros, a IA contribui para que os processos se tornem automatizados. Isso não só agiliza o tempo de trabalho, como também permite que o seu time foque as energias (e conhecimentos) em áreas que necessitam de um olhar mais estratégico. 

3. Mais segurança na proteção de dados 

Hoje, mais do que nunca, é preciso garantir que os dados de uma empresa estejam sempre seguros. Com a Inteligência Artificial Conversacional, essa proteção vem através da criptografia, garantindo o armazenamento de informações em nuvem.

Isso significa que, se ocorrer panes no sistema ou alguma falha, os dados estão seguros.    

4. Melhorias no relacionamento com consumidor

A forma como você se comunica com o seu público diz muito sobre a sua empresa. Segundo dados do American Express, 69% das pessoas afirmam que gastariam mais em uma empresa com melhor atendimento ao cliente. 

Proporcionar um atendimento bom e ágil, capaz de trazer grande satisfação aos seus consumidores, pode revelar o futuro da sua empresa.

5. Aumente suas vendas

Como um chatbot pode contribuir no aumento das vendas? 

No digital, tudo está interligado e é capaz de gerar bons resultados. Com a tecnologia conversacional, é possível realizar atendimentos com agilidade e praticidade, capazes de proporcionar uma experiência encantadora e permitir a fidelização de consumidores com a sua marca. 

Conte com a Sinch

Quer entender como a tecnologia conversacional é aplicável na sua empresa? Então conte com a Sinch! Nós somos líderes do mercado em proporcionar soluções de engajamento personalizadas através da mensageria. 

Mensagens via SMS, WhatsApp e chatbots conversacionais são capazes de alavancar os resultados da sua empresa, contribuir na fidelização de clientes e aumentar o número de vendas. 

Usufrua da tecnologia conversacional e posicione sua marca sempre à frente no varejo digital. Para saber mais, entre em contato conosco