Blog > Chatbots, E-commerce e Varejo, Marketplace, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, SMS, WhatsApp

6 segredos sobre ferramentas de mensagens para marketing e CX

 
Featured Image
 

Como você faz para fidelizar seus clientes? Compreender as necessidades e os desejos dos consumidores é essencial para o crescimento de uma marca – e isso pode ser um desafio enorme a ser enfrentado pelas empresas.

E sabe por quê? Porque, constantemente, o mercado busca desenvolver estratégias que colocam o consumidor como o centro das atenções de qualquer negócio. O intuito não é somente fidelizá-los, mas também conquistar novos clientes.

Com isso, as empresas vêm se reinventando e direcionando seu foco para a experiência que elas proporcionam ao consumidor. E uma das formas de fazer com que a jornada seja concluída é utilizar ferramentas que facilitem essa conquista de clientes.

Pensando nisso, separamos aqui 6 segredos sobre ferramentas de mensagem que unem marketing à experiência do consumidor. Com elas, você torna a sua marca atrativa para o cliente. Vamos lá? Boa leitura!

O que é Customer Experience? 

Antes de listarmos as ferramentas de mensagem, é essencial que você tenha em mente o significado de customer experience (CX, na sigla em inglês, e “experiência do consumidor”, em português) e como ele está relacionado ao seu negócio. Bom, sabemos que o cliente é a chave do negócio, por isso é fundamental que ele receba um bom atendimento e, consequentemente, fique satisfeito com a sua marca, certo? 

Mas, antes disso, vale ressaltar que a experiência do consumidor começa muito antes dele efetuar a compra. Ela se inicia desde o primeiro contato com a marca, quando o consumidor ainda está no topo do funil de venda, mas é importante que continue sendo positiva mesmo depois da compra para que ele continue consumindo os produtos daquela empresa.

A experiência do consumidor é toda interação que a marca tem com o cliente. Por isso, ela deve ser reforçada e agradável em todas as etapas, já que afeta diretamente nas vendas. Caso esse contato seja negativo, é muito provável que o consumidor não indique a empresa e não volte a fazer negócio. 

E é exatamente por esse motivo que investir em CX se tornou prioridade para as empresas. 

Qual a importância de unir marketing e Customer Experience?

Como mencionamos anteriormente, a experiência do consumidor deve ser positiva em toda a jornada de compra. Sendo assim, todas as áreas devem considerar a importância do relacionamento com o consumidor para realizar suas tarefas, incluindo o marketing. 

Para isso, é fundamental que a persona da marca esteja bem definida. Assim, será fácil saber a linguagem a ser utilizada, a melhor abordagem e qual o momento ideal para fazê-la. Tudo isso com o intuito de agradar e conquistar o lead, a ponto que ele se torne um defensor da marca. 

Além disso, deve-se definir quais ferramentas de marketing serão utilizadas para realizar esse contato. Por exemplo: E-mail, SMS, WhatsApp, blog, chat, agente virtual, entre outros. Vale ressaltar que antes de escolher os meios de contato, é necessário analisar quais deles são mais efetivos e agradáveis para o seu público alvo, afinal a experiência positiva é o que importa. 

Ferramentas de mensagens para marketing e CX: 6 segredos 

Agora que você já sabe o que é Customer Experience e qual a importância de relacioná-lo com marketing, separamos 6 curiosidades que você precisa saber sobre as ferramentas de mensagem. Isso irá te ajudar a ter uma boa comunicação com o consumidor da sua marca. Confira!

1. Traduções em tempo real 

Diversas empresas possuem clientes que não falam o mesmo idioma que os colaboradores. Ainda assim, é fundamental que esses consumidores tenham as suas dúvidas esclarecidas rapidamente – e, de preferência, em tempo real. 

Vamos dar um exemplo: imagine um passageiro espanhol falando com um motorista de aplicativo que só saiba falar em português. Neste caso, é fundamental que haja uma forma de tradução rápida para que eles consigam dialogar, certo? 

Para solucionar esse impasse entre as marcas, há a possibilidade de usar ferramentas de mensagens que fornecem traduções em tempo real e gestão de chatbots multi idiomas. Sendo assim, o usuário do aplicativo de carona tem uma experiência positiva com a empresa e com o motorista.

2. Vídeos personalizados 

Todo o produto ou serviço que traga exclusividade para clientes proporciona uma experiência diferenciada. Por isso, uma boa ideia para melhorar a experiência do usuário durante o contato para venda é enviando um vídeo personalizado. 

Por exemplo: uma marca de roupas pode mostrar as novidades do estoque através de um vídeo. Dessa forma, o próprio personal shopper mostra os detalhes e modelagem das peças que mais combinam com o estilo do consumidor.  

3. Serviço imediato de chat

Cada vez mais os consumidores esperam agilidade no atendimento, principalmente quando há uma dúvida sobre o produto ou serviço oferecido. Por isso, implementar o chatbot baseado em inteligência artificial conversacional em sua marca pode ser uma solução para a falta de rapidez na comunicação.

Essa tecnologia utiliza inteligência artificial e funciona como um atendente, capaz de realizar uma conversa de forma natural e fluida com os usuários. Assim, o bot pode ser programado para solucionar problemas de cadastro enfrentados pelo usuário de um site ou até mesmo realizar o agendamento em um laboratório. O seu funcionamento vai depender do objetivo da empresa. 

O melhor de tudo é que ele consegue atender e resolver processos simples de forma automática e durante 24 horas nos sete dias da semana. 

4. Agilidade na resolução de problemas

Existe uma variante mais simples do chatbot que é baseada em regras, mas que também pode ser muito efetiva na comunicação com o consumidor. Porém, esse modelo é ideal para perguntas frequentes ou que não possuem muita variação de resposta. 

Dependendo da necessidade da marca, ele pode ser suficiente para sanar as dúvidas dos clientes e agilizar o processo de resolução de problemas e dúvidas.

5. Respostas visuais

Muitas pessoas precisam visualizar o produto antes de comprá-lo. A boa notícia é que também é possível programar mensagens que enviem fotos dos produtos aos consumidores. O mecanismo é semelhante ao do chatbot, mas ao invés de responder aos questionamentos com texto, ele consegue enviar imagens também. 

Em um aplicativo de delivery, por exemplo, isso pode ajudar na experiência do consumidor e ajudá-lo a sanar suas dúvidas sobre o pedido, já que ele consegue visualizar as opções e escolher sua preferida.

6. Segurança

Por ter a possibilidade de serem criptografadas, mensagens são um meio de comunicação que trazem segurança ao consumidor e, consequentemente, proporcionam uma experiência positiva durante a jornada de compra. 

Sentir que seus dados e informações pessoais estão seguras é uma maneira de trazer credibilidade à marca e conquistar a confiança do consumidor. 

Gostou de saber como melhorar a jornada de compra através de mensagens de marketing? A Sinch oferece diversos serviços que tornam o atendimento mais ágil, facilitam a geração de leads, melhoram o relacionamento com o cliente e muito mais. Tudo isso vai melhorar a experiência do seu consumidor e alavancar suas vendas. Entre em contato com a gente e saiba mais!