Blog > E-commerce e Varejo

Atendimento ao cliente: dados e insights essenciais para se atentar

 
Atendimento ao cliente: dados e insights essenciais para se atentar
 

É muito provável que você já tenha deixado de fazer negócio ou voltar a comprar em uma empresa, porque recebeu um atendimento pouco satisfatório. Você não é a única pessoa que teve esta experiência! 

Cada vez mais se espera das marcas uma boa comunicação, além de agilidade e eficiência na hora de resolver problemas e sanar dúvidas. Um bom atendimento ao cliente afeta diretamente na quantidade de vendas e, consequentemente, no aumento de capital de uma empresa. 

Um levantamento realizado pela PwC mostrou que os consumidores de todo o mundo, principalmente os brasileiros, valorizam muito a experiência de compra oferecida pela marca. 48% dos brasileiros aceitariam pagar mais por um serviço ou produto para ter mais conveniência. Além disso, 36% deles desembolsariam um valor maior para receberem um atendimento mais amigável e acolhedor. 

Diante destes dados fica clara a necessidade de investir em um melhor atendimento e valorizar o relacionamento com o cliente. Para isso, é possível contar com a ajuda de tecnologias, como a inteligência artificial conversacional. 

Quer saber como melhorar a comunicação da sua empresa com o consumidor? Acompanhe este texto e confira insights e dicas que te ajudarão a entender mais sobre esta necessidade. Boa leitura! 

Por que investir em um bom atendimento ao cliente? Confira os dados!

Como já mencionamos, uma boa comunicação com o consumidor faz a diferença na hora de vender e, posteriormente, fidelizá-lo. Ainda sobre a pesquisa anterior, notou-se que a qualidade dos produtos e serviços continua sendo muito importante, mas a experiência também tem grande valor. 

No Brasil, este quesito tem grande importância nos setores de: saúde, tecnologia e bancos (84%) e linhas aéreas (81%). Acredita-se que cerca de 45% dos consumidores brasileiros deixam de interagir com a marca após apenas uma experiência ruim.

Pensando nisso, investir em práticas que melhoram o atendimento ao cliente são fundamentais, e o melhor: não são difíceis de serem realizadas. Confira alguns exemplos de como aprimorar o relacionamento

  • Ouça o seu consumidor; 
  • Realize o atendimento em todas as etapas da jornada de compras, inclusive no pós-venda;
  • Busque melhorar e otimizar o processo de atendimento; 
  • Mantenha o contato com o cliente; 
  • Crie um diálogo personalizado; e
  • Resolva os problemas com agilidade.

Ao seguir todas essas dicas, você desenvolverá um atendimento muito mais especial para o cliente, o que gera grandes chances dele voltar a consumir do seu negócio e, até mesmo, indicá-lo. 

Para todas essas práticas, você pode contar com a ajuda da tecnologia, sabia? Com os chatbots e o uso de canais conversacionais, a sua empresa otimiza e agiliza o diálogo com o consumidor. 

40% dos participantes brasileiros do levantamento da PwC acreditam que com o avanço da tecnologia, as marcas não precisarão de atendentes humanos para oferecer uma experiência personalizada ao cliente.

Uma pesquisa realizada pela Sinch mostrou que o público já se tornou adepto aos bots e algumas de suas funções são diferenciais, como a disponibilidade imediata, privacidade e anonimato e velocidade, que para mais de 80% dos entrevistados são as grandes vantagens do software. 

Como a tecnologia pode te ajudar no atendimento ao cliente?

Agora que você descobriu algumas vantagens do uso da tecnologia em prol do atendimento e experiência do consumidor, vamos te explicar 4 formas de usar os bots para melhorar a comunicação com seus clientes. Confira a seguir!

Agilidade

Uma das vantagens dos chatbots é a rapidez com que eles conseguem responder não só um cliente, como vários em simultâneo. Isso influencia completamente na visão do consumidor sobre o atendimento, já que ninguém gosta de esperar horas para receber um retorno da marca, principalmente quando se trata da resolução de um problema. 

Disponibilidade

Nada melhor do que saber que você pode contatar a empresa a qualquer momento, certo? Diferentemente de uma pessoa, os bots podem trabalhar no atendimento 24/7 horas por dia. Por isso, além de estarem sempre disponíveis, são ótimos no quesito de custo-benefício para uma empresa, uma vez que exercem a função de atendentes sem intervalos. 

Pesquisa de satisfação

Ouvir a opinião dos clientes é fundamental para entender os pontos de melhoria e conhecer os seus diferenciais em relação às demais empresas. Uma das melhores formas de receber os feedbacks é por meio do NPS, mais conhecido como pesquisa de satisfação. 

Com ele, você consegue identificar as expectativas e desilusões dos clientes em relação à marca. Dessa forma, fica mais simples criar estratégias para melhorar não somente o atendimento da empresa, como outros setores também. 

Com os chatbots você consegue disparar facilmente a pesquisa de satisfação, por meio de SMS ou WhatsApp, por exemplo. Assim, você ainda conquista pontos positivos com o cliente por usar as plataformas de comunicação que ele mais usa e está familiarizado.

Personalização

Como vimos com a pesquisa da PwC, a personalização do diálogo já não é mais algo impossível de ser feito por um software, principalmente quando usamos a inteligência artificial conversacional, uma versão do bot mais avançada, capaz de se aprimorar através das conversas realizadas. 

Através do uso de dados armazenados em uma plataforma CRM, como histórico de buscas, compras e interação com o site, os bots conseguem oferecer um atendimento assertivo e eficiente, que entende a necessidade do cliente e sabe da relação que ele tem com a marca. 

O uso dessas informações ajuda na construção de uma comunicação personalizada e valoriza o relacionamento do consumidor com a empresa. 

Conheça as soluções Sinch para atendimento ao cliente! 

A Sinch, empresa líder mundial no mercado de mensageria, é referência na construção, desenvolvimento e implementação de uma inteligência artificial conversacional que atenda as necessidades do seu cliente. Assim, você consegue resolver problemas e criar comunicações personalizadas

Com a solução Bundle FAQ, você tem acesso aos principais produtos Sinch em um só pacote, todos eles pensados especialmente para o atendimento do consumidor. Esta solução engloba as conexões de canais (APIs), inteligência artificial e o Contact Center, três serviços completos para aprimorar a comunicação entre cliente e empresa. 

Quer saber mais sobre esta e outras soluções Sinch? Então, entre em contato com o nosso time de especialistas.