Blog > Para Atendimento

Atendimento ao cliente: por que apostar em um pós-venda no Natal?

 
Atendimento ao cliente: por que apostar em um pós-venda no Natal?
 

Chegou o Natal, uma das datas que mais gera vendas e favorece os resultados das empresas. Neste ano, a estimativa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o varejo brasileiro deverá movimentar R$ 57,48 bilhões em vendas, o que indica um aumento em faturamento de 9,8% em relação ao Natal de 2020. 

A notícia é animadora para as marcas, especialmente para o comércio eletrônico, que conquistou os consumidores durante o período pandêmico e continua em crescimento. Contudo, não basta apenas divulgar os produtos e vendê-los, é necessário reter os clientes e criar uma relação duradoura com eles. Assim, os resultados ultrapassam a data festiva e podem ser colhidos ao longo do ano. 

Para isso, existem diversas estratégias em que as empresas podem investir e que ajudam na fidelização dos clientes, dentre elas a realização de um atendimento pós-venda eficiente. 

Pensando nisso, preparamos este texto com os principais motivos para a sua empresa se dedicar ao pós-venda, as vantagens que essa prática trará e como ela pode ser aplicada. Então, se você quer alavancar as suas vendas e conquistar os clientes, acompanhe este artigo! 

Quais as vantagens de apostar em um atendimento pós-venda no Natal?

Nem todos valorizam, mas o pós-venda é uma etapa importante do funil e, incluí-lo em suas estratégias, pode melhorar significativamente os resultados da empresa. Para isso, é importante ir além do SAC e criar um bom relacionamento com o seu cliente

Dessa forma, você garante alguns benefícios:

Melhor experiência de compra 

Esta é provavelmente a maior vantagem de apostar em um pós-venda no Natal — ou em qualquer outro período —, isso porque uma boa experiência do consumidor reflete positivamente em diversos quesitos, como: aumento das vendas, fidelização, melhor reputação da marca e, até mesmo, crescimento nos preços dos seus produtos. 

Parece exagero, mas uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria PwC apontou que para 89% dos consumidores brasileiros a experiência do cliente ajuda eles a decidirem entre as opções de compra. Além disso, 80% deles acreditam que um atendimento prestativo é um dos principais fatores para um customer experience de qualidade

Assim, a experiência e o atendimento estão atrelados e precisam andar em conjunto para que o consumidor fique satisfeito com a marca. Para isso, o pós-venda precisa funcionar de forma eficiente e ativa. 

Receber feedbacks 

Ninguém melhor para opinar sobre a sua marca do que quem a consome, certo? Um dos pontos positivos do pós-venda é a possibilidade de usá-lo para colher feedbacks dos clientes. Com uma simples mensagem de SMS e um hiperlink direcionado, é possível encaminhá-lo para um formulário e obter a opinião dele. 

A partir dessas informações, você consegue analisar os processos que necessitam de melhorias na sua empresa e aprimorá-los. 

Diminuir gastos 

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review mostrou que adquirir um novo cliente custa de 5 a 25 vezes mais do que manter um antigo. Portanto, é melhor fazer o possível para fidelizar seus consumidores do que investir mais em busca de novos. 

Para isso, o pós-venda é fundamental, porque você cria um vínculo com o cliente e está sempre próximo dele, além de proporcionar uma experiência melhor que, como já vimos, é um fator importante para mantê-lo na marca.

Promoção da marca

Melhor do que ter consumidores fiéis é conquistá-los a ponto que eles se tornem promotores dos serviços e produtos da empresa. Com um bom atendimento, incluindo o pós-venda, você consegue encantar os consumidores a tal ponto que eles passam a divulgar e promover a sua marca. Com isso, você realiza um marketing orgânico através dos seus clientes. 

Como aplicar uma estratégia pós-venda no Natal?

Agora que você já sabe os benefícios de investir em um pós-venda neste período do ano, é hora de entender como fazê-lo. Então, confira a seguir! 

Invista em canais conversacionais

Os canais conversacionais, como SMS, WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram, tornaram-se uma grande ferramenta para as empresas. Através deles, é possível comunicar-se facilmente com os consumidores, além de serem opções mais eficientes e otimizadas de contato. 

Imagine que o seu cliente realizou uma compra no Natal e, para fazer com que ele volte a consumir na marca, você envia um SMS ou mensagem de WhatsApp com um cupom de recompra. Isso acontece de forma simples, ágil e em canais altamente usados pelo público. 

Além de disparos de cupons, é possível realizar SAC digital, pesquisas de satisfação, envio de códigos de rastreamento da compra e troca, entre outros. Tudo isso eleva a experiência pós-venda no Natal — ou em qualquer outra data comemorativa

Aposte no atendimento automatizado

Para melhorar ainda mais o uso dos canais conversacionais, é possível integrá-los aos chatbots, softwares que usam inteligência artificial para realizar uma comunicação assertiva, personalizada e automatizada

Com a IA conversacional, sua empresa ganha: agilidade no atendimento; contato 24/7; transferência automática para um contact center; segurança dos dados; e muito mais. Com isso, os atendentes humanos podem concentrar-se em tarefas mais difíceis e deixar o atendimento pós-venda para os bots.  

Como a Sinch pode te ajudar no pós-venda no Natal?

Se interessou pelos canais conversacionais e chatbots? A Sinch te ajuda em todo o processo de criação, desenvolvimento e implementação dessas ferramentas. Além disso, somos provedores com qualidade e segurança certificada, além de pioneiros no disparo de SMS. 

Ao nosso lado, você não somente melhora a experiência pós-venda do seu cliente, como cada uma das etapas do funil de vendas, já que somos capazes de criar soluções personalizadas que atendam às suas necessidades e melhor se encaixam com o público-alvo da sua empresa. Assim, ajudamos a promover maior engajamento e satisfação do cliente.

Com a nossa solução Smart FAQ, por exemplo, você tem acesso a um ecossistema conversacional completo, com: conexões de canais (APIs), inteligência artificial e Contact Center. Tudo isso para oferecer uma excelente experiência ao consumidor. Quer saber mais detalhes sobre os nossos serviços? Então, entre em contato com o nosso time de especialistas. Estamos prontos para transformar a presença da sua empresa no conversacional!