Blog > Chatbots

Black Friday: como chatbots podem ajudar na alta das vendas?

 
Black Friday: como chatbots podem ajudar na alta das vendas?
 

Atualmente, investir no comércio eletrônico e nas ferramentas digitais já não significa estar um passo à frente. Com a pandemia, passar pela transformação digital foi uma necessidade do mercado para que as empresas conseguissem sobreviver. 

Um levantamento da Neotrust aponta que entre janeiro e março de 2021, as vendas online geraram um faturamento de R$35,2 bilhões, um aumento de 72,2% em relação ao mesmo período de 2020. 

No último um ano e meio, os e-commerces não só passaram por uma grande expansão, como também tornaram-se adeptos à ferramentas como chatbots para conseguir absorver a alta demanda impulsionada pelo fechamento das lojas físicas e aumento do consumo online. 

Agora, com a alta do digital, as empresas precisam se reinventar para oferecer uma jornada de compra prazerosa ao cliente, mesmo em datas como a Black Friday, que demandam muito tempo e organização das marcas. É em datas comemorativas como esta que os chatbots se tornam ainda mais úteis, já que são capazes de otimizar diversos processos

Pensando nisso, neste artigo explicaremos algumas das maneiras de usar a inteligência artificial conversacional como uma de suas maiores aliadas nas vendas, principalmente durante a Black Friday. Vamos lá? Boa leitura! 

Qual o chatbot ideal para uma empresa? 

É difícil responder esta pergunta com exatidão, já que ela depende de vários fatores. Primeiramente, é importante que a empresa analise com qual intuito os chatbots serão usados e quanto ela está disposta a investir nessa ferramenta. Tendo isso definido, ela deve escolher entre duas versões do software

  • Baseado em regras: o tipo mais simples de bot, ideal para responder perguntas pré-programas; e
  • Baseado em inteligência artificial conversacional: por usar IA, essa versão do software é capaz de aprimorar-se através das interações, além de responder perguntas mais complexas com alta assertividade. 

Vale ressaltar que ambas as versões dessa tecnologia conseguem auxiliar em diversas etapas do funil de vendas. No entanto, a IA é um software mais avançado e, por isso, pode ser mais interessante para companhias de porte médio e grande, que requerem um sistema capaz de interagir em situações mais complexas com alta eficiência.

Quais as vantagens que o uso de chatbots pode trazer na Black Friday? 

Agora que você já sabe as principais características dos dois tipos de chatbot disponíveis no mercado, é hora de entender como a sua empresa pode se beneficiar com essa tecnologia, principalmente em um período tão importante para os e-commerces quanto a Black Friday. 

Então, confira abaixo 3 vantagens de implementar a inteligência artificial conversacional em seu negócio.  

Agilidade no atendimento 

Sem dúvidas, este é um dos principais benefícios dos bots. Com eles, todo o processo de SAC digital e atendimento pode ser não somente agilizado, como também mais assertivo. 

Para se ter uma ideia do quanto ele acelera o atendimento, imagine que um atendente humano consiga comunicar-se com um cliente por vez, enquanto que os bots podem dialogar com inúmeras pessoas ao mesmo tempo. 

Quando usados no WhatsApp API Business versão do aplicativo para empresas de médio e pequeno porte , as vantagens são ainda maiores, porque eles estão integrados com outras plataformas da empresa

Além disso, eles podem estar ligados a um Contact Center, o que permite que o consumidor seja transferido rapidamente ao atendimento humano quando o chatbot não conseguir solucionar o problema. 

Para um período de alta demanda como a Black Friday, esta tecnologia pode transformar o atendimento, além de melhorar o relacionamento do cliente com a marca. 

Melhora na experiência do consumidor

Uma pesquisa realizada pela Sinch mostrou que as pessoas se tornaram adeptas aos chatbots. 

Foi identificado que mais de três em cada quatro consumidores tiveram uma experiência positiva com a velocidade de resposta, privacidade na interação e rapidez na resolução do problema ao comunicarem-se com um bot. Além disso, mais da metade dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com a personalização do chatbot. 

Tudo isso tem papel importante na experiência gerada ao consumidor, o que é, atualmente, um dos pilares para o sucesso de uma marca. Quando uma empresa consegue atender o cliente com excelência e estabelecer um bom relacionamento, não só durante o processo de compra, como também no pós-venda, é muito provável que essa pessoa volte a fazer negócio com a marca, além de divulgá-la para outros potenciais consumidores. 

Assim, a empresa não só garante um bom faturamento durante a Black Friday, como também faz com que o cliente recorra à marca em períodos fora de promoção. 

Aproximação com o consumidor

Desde o início da Black Friday até o recebimento do produto em casa, o consumidor fica atento para receber atualizações sobre a sua compra, código de rastreio, possíveis descontos adicionais, entre outras informações. Para mantê-lo inteirado das novidades, é possível usar o chatbot. 

Com a IA, a empresa pode enviar através de WhatsApp ou SMS atualizações frequentes e que sejam personalizadas ao consumidor, ou seja, produtos e ofertas que combinem com o gosto do cliente. 

Além disso, os bots ajudam a mantê-lo atualizado sobre a entrega do pedido, o que é mais uma forma de melhorar toda a experiência

Por que escolher a Sinch na hora de implementar um chatbot?

Além de ser líder mundial no mercado de mensageria, a Sinch busca desenvolver e criar um chatbot baseado em inteligência artificial comunicacional que esteja alinhado com a comunicação e persona da sua empresa. Assim, você tem liberdade para participar de todo o processo de construção do bot, para que resulte em uma IA que gere engajamento com os seus clientes

Pensando em facilitar todo o processo de implementação do bot, nós o pré-configuramos, tornando-o prático e acessível a qualquer negócio. Afinal, nosso objetivo é evoluir a sua comunicação através de um chatbot eficiente e personalizado. 

Além disso, quando se trata de disparos de SMS, somos uma empresa com alta variedade de APIs, ligada a diversos data centers, possuímos certificação ISO2700, que garante a segurança dos dados e entrega em larga escala

Se interessou pelas soluções Sinch? Então, acesse o nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas.