Blog > APIs, Apple Business Chat, Casos de Sucesso, Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Marketplace, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, RH e Corporativo, Saúde e Bem Estar, Serviços Financeiros, WhatsApp

Buzz Marketing: como construir excelentes estratégias no WhatsApp?

 
Featured Image
 

Se a sua empresa não tem a atenção voltada ao digital, então ela tem grandes chances de não sobreviver nos próximos anos. Isso porque a estratégia digital da sua empresa é capaz de revelar o futuro da sua companhia.

Existem diversas maneiras de fazer esse planejamento – uma delas é através do Buzz Marketing. 

Hoje, mais do que nunca, a conexão entre marcas e consumidores está bem próxima, e essa ligação estreita pode ser uma ótima forma de manter um relacionamento fiel e rentável com o seu público. Afinal, se por um lado temos clientes procurando marcas com as quais realmente se identifiquem, muitas empresas encontram uma valiosa oportunidade de manter por perto um público fiel e engajado. Em um mundo hiper conectado e com enormes concorrências em todos os lados, isso conta muitos pontos. 

Hoje, vamos abordar algumas estratégias de Buzz Marketing Digital e revelar como o WhatsApp pode se tornar um importante aliado na hora das conversões. Vamos nessa?

Para começar, o que é Buzz Marketing?

Antes de mais nada, é sempre bom relembrar que Buzz Marketing é uma estratégia que tem como principal objetivo chamar a atenção de um público-alvo e fazer com que ele divulgue para os outros a sua campanha e/ou produto. Em resumo, a ideia é fazer com que a sua marca esteja “na boca do povo” de uma forma estratégica para que elas levem a conversa (ou a propagação do seu produto/serviço) adiante depois de serem conquistados por ele. 

E por que isso é tão importante?

Quando feito de uma maneira eficiente, definindo quais estratégias serão aplicadas e para qual público, além de conseguir bons resultados a curto, médio e longo prazo, você também ganha relevância no mercado e torna-se autoridade no assunto. 

Como aplicar o Buzz Marketing Digital na sua empresa?

Apesar de ser uma estratégia que tem como principal combustível a personalização do público para buscar os melhores resultados, há toda uma ciência ligada a essa prática e existem alguns procedimentos que podem ajudar nessa propagação. 

Mark Hughes é considerado um dos estudiosos mais famosos da área. Em seu livro “Buzzmarketing: get people to talk about your stuff”, ele faz uma análise profunda sobre as formas de fazer esse tipo de marketing. 

Hughes acredita que há 6 gatilhos que podem ser usados nessa estratégia para propagação de um certo burburinho entre os consumidores. São eles: 

  1. O tabu: quando a campanha fala de um assunto “proibido” e que permite que as pessoas escolham qual “lado” estão;
  2. O incomum: quando a ação aborda algo que foge dos padrões do que se vê na mídia;
  3. O extraordinário: quando a estratégia aborda algo positivamente incrível e se apresenta como algo fantástico para os consumidores;
  4. O chocante: usado para chocar as pessoas e, com isso, gerar comentários;
  5. O hilário: o botão usado para fazer as pessoas se divertirem e fazer com que a campanha em questão caia no gosto popular;
  6. O segredo: aqui, o objetivo é gerar curiosidade e fazer as pessoas comentarem como forma de desvendar o suspense. 

Como o WhatsApp pode ajudar no Buzz Marketing Digital?

Se a premissa é estar onde seus clientes estão, então o WhatsApp é um canal que sua empresa precisa estar. Claro que cada país tem seus canais prediletos, mas, no Brasil, esse aplicativo de conversas está instalado em 99% dos celulares e é um dos favoritos do país. 

E usá-lo como ferramenta para conquistar conversões para a sua empresa agora ficou ainda mais fácil. Recentemente, o WhatsApp anunciou a expansão dos testes que permitem que marcas enviem novos tipos de notificações proativas para clientes. Mas, importante lembrar: isso só vale para clientes que aceitarem o recebimento dessas mensagens da marca em questão. Caso contrário, o WhatsApp pode limitar o alcance de mensagens ou até mesmo a remoção automática de templates. E sobre esse assunto, recomendamos nosso texto sobre Opt-in e Opt-out.

Como essas atualizações funcionam na prática?

Agora, o WhatsApp autorizou as marcas enviarem conteúdo promocional para usuários em diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. 

E quais tipos de mensagens são permitidas?

  • Envio de promoções e mensagens promocionais para atrair consumidores até seu ponto de vendas ou e-commerce;
  • Cupons de desconto para incentivar novas compras;
  • Botões de vendas direcionando seus consumidores a ativar promoções no seu site;
  • Envio de diferentes formatos de mídia para aumentar o engajamento em campanhas.

Case de sucesso Sinch: iFood

A Sinch é parceira oficial do WhatsApp desde 2017. Isso significa que temos uma plataforma integrada com inteligência artificial conversacional e oferecemos soluções personalizadas para cada cliente.

O caso do iFood foi um exemplo de sucesso. A empresa gostaria de ampliar a entrada de novos restaurantes, entregadores e vendas com o objetivo de melhorar o atendimento da jornada. Neste caso, além dos canais tradicionalmente usados pela marca (como o SMS, email e push no app), adicionamos o WhatsApp como um meio tanto para relacionamento entre as 3 pontas quanto no envio de promoções e mensagens de engajamento com o público. O resultado disso foi um crescimento de 38x nas conversões comparadas com outros canais. 

Este é um exemplo atual de como o gatilho “extraordinário” do Buzz Marketing funciona na realidade: fomos além da funcionalidade do canal (de se comunicar com amigos e familiares) e proporcionamos novas experiências que encantaram positivamente os consumidores (envio de cupons de desconto). 

Conte com a Sinch

Como dissemos anteriormente, somos uma empresa parceira oficial de soluções do WhatsApp e usamos todo o nosso know-how para criar campanhas que se encaixam exatamente com o objetivo que a sua empresa quer alcançar. 

Contamos com uma infraestrutura robusta e possuímos certificação ISO 27.001 – norma certificável que atesta que a Sinch cumpre os requisitos do International Organization for Standardization (ISO) para gestão da segurança da informação. Ou seja, nós protegemos os seus dados e garantimos que todas as conversas sejam encriptografadas. 

Além disso, nossas plataformas foram criadas para garantir que tráfego de altos volumes de mensagens sejam enviados em segundos. Tudo isso com o apoio de uma integração automática com recursos que auxiliam nas boas práticas do canal.

Enriqueça a jornada de compra do seu consumidor e crie estratégias interessantes para obter resultados surpreendentes. Fale conosco para saber como podemos ajudar você.