Blog > Chatbots

Chatbots: como eles ajudam pequenas e médias empresas?

 
Chatbot: como ele ajuda pequenas e médias empresas?
 

Para as grandes empresas, a transformação digital já está em andamento há um tempo significativo. Contudo, é possível que boa parte dos pequenos e médios negócios ainda estejam engatinhando nessa área. Muitos deles devem ter se visto obrigados a migrar para o digital para sobreviver à pandemiaCom isso, é fundamental que eles usufruam de ferramentas que facilitem essa transição e ajudem nas vendas e atendimento, por exemplo. O chatbot é uma das tecnologias que podem otimizar e automatizar diversos processos para as pequenas e médias empresas. 

Pensando nisso, preparamos este texto com as principais informações sobre essa inteligência artificial e explicamos como a Sinch pode ajudar o seu negócio a implementá-la. Acompanhe o texto e descubra! 

Como funciona um chatbot? 

Antes de apontarmos as vantagens dessa tecnologia, é importante que você tenha em mente como ela funciona. 

Existem dois tipos de chatbot, são eles: 

Baseado em regras

Apesar de ser a versão mais simples desse software, ela é capaz de atender as demandas de várias em empresas, principalmente durante o atendimento ao cliente. Com respostas pré-estabelecidas, esse bot é ideal para responder perguntas frequentes — FAQ. 

Assim, o processo de SAC digital e retirada de dúvidas dos consumidores é automatizado e acelerado. Como consequência disso, a empresa gasta menos com mão de obra, oferece um atendimento 24/7, diminui o tempo de resposta, além de outros benefícios. 

Baseado em inteligência artificial conversacional

Essa variante da ferramenta utiliza inteligência artificial conversacional para construir respostas. Portanto, ela é uma versão muito mais tecnológica, assertiva e efetiva. 

O diálogo é criado através do Processamento de Linguagem Natural — PLN —, capaz de identificar e interpretar os questionamentos do cliente. Com isso, o bot consegue compreender as variações de palavras-chave usadas pelo consumidor e encontrar a resposta correta em um banco de dados. 

Para empresas que buscam por um atendimento mais personalizado e assertivo, esse tipo de chatbot é o ideal. 

Qual a plataforma ideal para implementar um chatbot?

Agora que você já sabe como funciona essa ferramenta, é preciso entender em que plataforma ela pode ser implementada e como sua empresa pode utilizá-la. 

Primeiramente, é importante saber que o chatbot pode estar integrado ao SMS, WhatsApp, Chat Virtual, Facebook Messenger, entre outros. Por isso, cabe à sua empresa analisar qual o melhor canal conversacional para implementar o bot. O ideal é que você realize uma pesquisa com a sua persona para entender em qual plataforma de mensagens rápidas ela está mais presente e, assim, usá-la. 

Vale ressaltar que o WhatsApp é o favorito entre o público brasileiro. Além de ser o aplicativo de mensagem mais baixado no país, 92% das pessoas que fizeram o download dessa plataforma afirmam usá-la todos os dias. Assim, é provável que este seja o aplicativo de mensagens mais interessante para se implementar um bot. 

Além disso, para as pequenas e médias empresas, o aplicativo disponibiliza uma versão ideal para se fazer negócio. Chamada de WhatsApp Business, ela é perfeita para realizar vendas e atendimento, tendo funções disponíveis especialmente para isso. Vale ressaltar que neste tipo de WhatsApp, não é possível implementar o chatbot, além de ser inviável realizar a integração entre diversas plataformas. 

Assim, uma vez definida a plataforma a ser usada, é hora de adotá-la em sua empresa. Para isso, seu negócio pode contar com a Sinch, empresa especializada na construção e implementação do software. 

Além de oferecer os dois tipos de chatbots — baseado em regras e inteligência artificial —, ela possui tecnologia própria, o que dá maior autonomia ao cliente para construir seu próprio bot de acordo com as necessidades da empresa. 

Quais benefícios o chatbot podem trazer para pequenas e médias empresas?

Uma vez feita a implementação, o chatbot será responsável pela função para qual foi programado — vendas, atendimento, qualificação e conversão de leads, entre outras. Assim, os pequenos e médios negócios começam a usufruir de uma série de vantagens, sendo uma das principais delas, a redução de gastos

No início da trajetória e processo de expansão, as empresas desse porte buscam poupar dinheiro, e o chatbot pode ajudar nessa missão. Com o uso desse software, é possível ter um atendimento ao cliente 24 horas por dia, diferentemente de quando contratam um colaborador para realizar essa tarefa. 

Assim, além de evitar gastos com funcionários, melhora-se o relacionamento com o consumidor e a experiência que ele tem com a empresa. Como consequência disso, as vendas são impulsionadas e muitos clientes fidelizam. Uma pesquisa realizada pela RightNow mostrou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter uma experiência melhor. Por isso, empresas que colocam o cliente no centro alavancam as vendas, além de se destacar em meio aos concorrentes. 

Além disso, um levantamento feito pela Sinch com 2800 entrevistados ao redor do mundo apontou que a relação entre o cliente e o chatbot é extremamente positiva. Mais de 80% dos respondentes estão satisfeitos com a disponibilidade imediata, privacidade e velocidade dessa IA. 

Além dos benefícios já apresentados, podemos elencar também: 

  • Atendimento personalizado; 
  • Habilidade de se conectar com um atendente humano (Contact Center);
  • Respostas assertivas; 
  • Redução no tempo de resposta; 
  • Diálogo rápido; 
  • Maior suporte ao cliente; 
  • Segurança; e
  • Melhor interação. 

Para as pequenas e médias empresas, o fato de o chatbot ter a linguagem completamente voltada para dispositivos móveis também é um ponto positivo, já que aproxima o cliente da empresa por meio do celular.

Como as soluções Sinch podem ajudar a sua empresa?

Nós já mencionamos alguns dos motivos de fazer com que a sua empresa se torne uma parceira da Sinch, empresa líder no mercado mundial de mensageria, na implementação e desenvolvimento do chatbot, certo? 

Outra vantagem de contratar nossos serviços é ter acesso a modelos pré-configurados de chatbot para diferentes momentos da jornada de consumo, o que facilita a implementação dessa tecnologia e permite maior agilidade no processo. Sendo assim, o único trabalho do cliente é adaptar as interações conforme a identidade da marca

Além disso, nós também oferecemos a solução de Contact Center. Com ela, no momento em que o chatbot não for mais capaz de sanar as dúvidas do consumidor, ele é automaticamente transferido para um atendente humano, oferecendo muito mais praticidade e comodidade ao cliente. 

Quer saber mais sobre as soluções Sinch? Acesse o nosso site e entre em contato conosco!