Blog > E-commerce e Varejo, Marketplace, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, Tutoriais e Demos

Chatbots: conheça os benefícios e saiba como implementar

 
Featured Image
 

Um dos fatores que ajudam uma empresa a se destacar e incentivam os clientes a voltarem a fazer negócio é um atendimento de qualidade. Sendo assim, investir em formas de aprimorar essa etapa do processo de venda é um passo importante para melhorar a sua marca e a experiência do consumidor. 

Uma das principais e mais inovadoras formas de aprimorar esse contato com o cliente é implementar o robô chatbot, uma ferramenta estratégica e inteligente que aprimora essa relação com o usuário. 

Pensando nisso, nós preparamos este post para explicar como essa tecnologia funciona e quais os benefícios de utilizá-la em sua empresa. Vamos lá? Boa leitura!

O que é chatbot?

Em síntese, um chatbot é um software criado para operar em fóruns, sites e, até mesmo, aplicativos, como WhatsApp, que une criatividade e tecnologia. Com o intuito de melhorar o atendimento ao cliente, essa ferramenta cria um diálogo semelhante ao real ao conversar com os usuários por meio do chat. 

Ao implementá-lo, é possível personalizar e estabelecer uma comunicação assertiva com os consumidores. Sendo assim, muitas empresas estão utilizando esse robô para responder perguntas repetitivas no processo de venda ou suporte, por exemplo.

Como funciona um chatbot? 

Existem alguns tipos de chatbots. Por isso, a forma como ele funciona pode variar, assim como o canal em que ele pode ser aplicado, como Facebook Messenger, WhatsApp, chat, SMS, entre outros. 

Para que você compreenda melhor as diferentes formas de funcionamento, explicaremos os dois tipos mais utilizados deste software no mercado, confira a seguir:

Chatbot baseado em regras

Considerada a versão mais simples da ferramenta, esse tipo de chatbot pode ser a melhor opção para as empresas que já têm as respostas pré-estabelecidas durante um atendimento. Isso porque ele não utiliza inteligência artificial, portanto não tem a capacidade de aprimorar suas respostas conforme o comportamento do usuário. 

Sendo assim, o ideal é que esse chatbot seja utilizado em casos de perguntas frequentes — FAQ — ou em situações em que não há grande diversidade de respostas, como: “Qual o horário do atendimento?” ou “Em qual unidade você deseja agendar?”.  

Dessa forma, ações corriqueiras como essas podem ser facilmente automatizadas, o que otimiza o processo de atendimento, além de melhorar e facilitar a comunicação com o cliente. 

Chatbot baseado em inteligência artificial conversacional

Diferente do modelo anterior, essa variante do software utiliza a inteligência artificial para estabelecer um diálogo cada vez mais personalizado com o usuário, por isso é uma versão tecnológica mais avançada do robô. 

Essa variante da ferramenta usa o Processamento de Linguagem Natural (PLN) para identificar e interpretar os questionamentos do consumidor. Assim, ela entende as variações das perguntas e reconhece as palavras-chave. Em seguida, ela procura em um banco de dados a resposta correta. 

Portanto, essa versão é mais assertiva e consegue executar melhor a sua função, já que está programada para prever as variações das perguntas. 

Como implementar um chatbot?

Antes da criação do chatbot, algumas decisões são fundamentais para o seu funcionamento. São elas:

  • Definir o objetivo do chatbot: essa fase é importante, já que você irá determinar se é necessário o uso da inteligência artificial ou não; 
  • Estabelecer as características do robô: definir qual linguagem e a forma como será feito o diálogo, ou seja, a melhor maneira de comunicar-se com o seu público-alvo;
  • Organização das mensagens: estabelecer a frequência com que as mensagens serão enviadas ao usuário.

 

Após determinar as principais características do chatbot, é necessário criá-lo. Para isso, você pode contar com a Sinch, empresa especializada na elaboração e implementação do robô com inteligência artificial conversacional. Além de oferecer os dois tipos de software — baseado em regras e inteligência artificial —, ela possui tecnologia própria, o que permite maior autonomia ao cliente para construir seu próprio chatbot conforme as necessidades do negócio. 

Outro diferencial da Sinch é oferecer modelos para diferentes momentos da jornada de consumo, o que simplifica a implementação do chatbot e permite maior agilidade no processo. Sendo assim, o único trabalho do cliente é adaptar as interações conforme a identidade da marca.

Quais são os benefícios de utilizá-lo?

A seguir, elencamos as principais vantagens de implementar o chatbot em sua empresa, confira!

Geração de leads

Os chatbots podem ser programados para coletar informações dos usuários, como e-mail e telefone, durante o diálogo. Assim, seu negócio consegue alimentar uma base de dados dos consumidores e utilizá-la para dar continuidade na jornada de compra. 

Isso porque ele já conhece o comportamento e os interesses do possível cliente, o que pode ajudá-lo a desenvolver ainda mais a comunicação e estimulá-lo a passar para a próxima fase do funil de vendas.

Relacionamento com os clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é a chave do sucesso para o seu negócio e, uma das formas de conquistá-lo, é através de uma comunicação assertiva e de qualidade. Por isso, o chatbot vem conquistando tanto espaço nas empresas, já que ele é programado para realizar esse diálogo com maestria. 

Além disso, ele já tem conhecimento prévio e acesso rápido a todas as informações dos clientes, o que facilita na resolução de problemas. 

Rapidez no atendimento

O chatbot é o único atendente capaz de trabalhar durante 24 horas nos sete dias da semana, além de responder diversos consumidores simultaneamente. Essa agilidade diminui a quantidade de demandas que chegam no SAC, o que evita gasto de tempo em questões corriqueiras. 

Somado a isso, a rapidez na comunicação diminui as reclamações dos consumidores e elimina as filas de espera. Tudo isso auxilia na experiência do consumidor e, consequentemente, aumenta a chance de conversão.  

Adequação a persona 

Como mencionado anteriormente, o chatbot é completamente moldável ao seu negócio, ou seja, é possível programá-lo para estabelecer uma linguagem que combine com a persona da sua marca. 

Por exemplo, caso a sua empresa tenha um público mais jovem e descontraído, o robô pode ser programado para seguir esse perfil e linguagem característica desse cliente, o que reforça o tom de voz da marca, independente do canal utilizado para o atendimento. Além disso, cria-se uma comunicação humanizada e agradável ao consumidor.

Agora que você já sabe os benefícios que essa ferramenta oferece, não deixe de implementá-la em seu negócio. Por isso, entre em contato com a gente! A Sinch é especialista nesse software, além de oferecer o que há de mais novo e tecnológico nesse mercado. Converse conosco e saiba mais!