Blog > E-commerce e Varejo

Como os chatbots podem ajudar nas vendas online?

 
Como os chatbots podem ajudar nas vendas online?
 

Como cliente, se você recebesse um atendimento otimizado e assertivo durante a jornada de compra em um e-commerce, você recomendaria e voltaria a fazer negócio com a marca? 

E como empresa, você investiria em uma tecnologia que melhorasse a experiência do cliente e, consequentemente, trouxesse melhor custo-benefício para o seu comércio eletrônico? É muito provável que você tenha respondido “sim” para ambas as perguntas, já que estes avanços trariam grandes benefícios, tanto ao consumidor quanto ao empresário. 

Pensando nisso, durante este texto, nós te apresentaremos a solução que pode oferecer essas e muitas outras vantagens às empresas, além de mudar toda a experiência de compra on-line oferecida aos clientes. 

Conheça os chatbots, uma tecnologia capaz de agilizar e otimizar a comunicação com o cliente. De forma humanizada, este software consegue resolver problemas e atender os consumidores rapidamente. Isso tudo com fácil implementação e em plataformas já usadas pelos clientes. 

Se interessou por esta ferramenta? Então acompanhe o artigo e saiba como ela pode ajudar o seu e-commerce! 

4 motivos para você usar os chatbots nas vendas online

Antes de explicarmos alguns dos benefícios dos bots, é importante que você saiba que existem duas versões desta tecnologia, a Sinch desenvolve e implementa a mais avançada delas, conhecida como inteligência artificial conversacional

Este tipo de bot é capaz de se aprimorar através do uso, assim ele realiza diálogos cada vez mais assertivos com o consumidor. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esta ferramenta, entenda a seguir as vantagens de usá-la em seu comércio eletrônico! 

Rapidez e facilidade

Uma das principais vantagens de se investir em um chatbot é a agilidade na resposta. Além de estar disponível 24/7 horas por dia, este software também consegue responder inúmeros clientes ao mesmo tempo. 

Um levantamento realizado pela Sinch com 2800 pessoas, mostrou que a velocidade e a disponibilidade imediata são os fatores que mais agradam nos chatbots, sendo aprovados por mais de 80% dos entrevistados

Com um atendimento rápido, em períodos de alta demanda, como Black Friday e datas comemorativas, o serviço de SAC digital não fica sobrecarregado e pode ser realizado de forma automatizada, o que gera melhor custo-benefício à empresa. 

Vale ressaltar que, caso o bot não esteja mais apto a solucionar um problema, o cliente pode ser automaticamente transferido para um atendente humano, através do Contact Center. 

Este é um dos serviços que fazem parte do Bundle da Sinch, pacote que engloba as principais soluções da empresa de mensageria. Assim, você tem acesso a um ecossistema conversacional completo e ideal para atender as necessidades da sua empresa. 

Adesão do público

O digital sofreu uma grande expansão nos dois últimos anos e a tendência é que o comércio eletrônico continue a atrair os clientes. Um relatório realizado pela Worldpay from FIS apontou que o e-commerce deve crescer cerca de 56% até 2024 no Brasil.

Com isso, os bots serão ainda mais usados no online para atender a alta demanda dos clientes. A boa notícia é que eles já se tornaram adeptos ao software! A pesquisa da Sinch apontou que 3 a cada 4 pessoas tiveram uma experiência positiva com o bot no quesito agilidade e privacidade. 

Esse número é animador para as empresas, já que a falta de proteção de dados e o longo tempo de espera causa o afastamento de cerca de 60% dos clientes, segundo relatório da PwC

Assim, além do uso de bots agradar o público, ele também é uma forma de combater problemas enfrentados por diversas marcas. 

Diálogo assertivo e personalizado

Como mencionado anteriormente, a inteligência artificial conversacional se aprimora ao longo do tempo e a cada nova conversa com um cliente, ela consegue desenvolver respostas mais assertivas

Atualmente, esta tecnologia é capaz de simular diálogos humanizados e tirar as dúvidas dos consumidores com muita facilidade. Por isso, tornou-se uma grande aliada dos negócios digitais, sendo implementada em chats do site, por exemplo. 

Além disso, os chatbots podem ser programados para usar dados como histórico de busca, compras anteriores e navegação no site para oferecer serviços e promoções que combinem com o perfil do consumidor. Assim, eles oferecem produtos que podem facilmente fisgar o cliente e, consequentemente, levá-lo a finalizar a compra. 

Não só no processo de compra, como também no pós-venda, os bots podem fazer a diferença na hora de fidelizar o cliente. A IA pode enviar pesquisas de satisfação e ajudar a manter o relacionamento, através de programas de fidelidade e envios de ofertas exclusivas para antigos consumidores. 

Tudo isso ajuda no sucesso do e-commerce, principalmente durante a Black Friday, por exemplo. 

Experiência do consumidor

É fato que já não basta apenas vender um serviço ou produto de qualidade e bom preço. Tornou-se necessário investir na experiência do consumidor. O relatório da PwC apontou que 47% dos brasileiros deixariam de comprar em uma empresa após uma experiência ruim. 

Além disso, eles gastariam mais se a marca oferecesse uma boa jornada de compra. Nos setores de café, hotelaria e venda de ingresso esportivo, os clientes gastariam cerca de 20% a mais para terem uma experiência positiva. 

Mas, como os chatbots podem te ajudar a melhorar este quesito? É simples: o customer experience está completamente relacionado ao atendimento e à forma como o consumidor é tratado. Assim, um atendimento rápido, assertivo e eficiente muda completamente a perspectiva do cliente sobre a marca. 

Todos estes benefícios são as grandes características dos chatbots e já conquistaram o público pela forma com que são feitas com facilidade. 

Como os chatbots da Sinch podem ajudar o seu e-commerce?

Além da solução Bundle, a Sinch usa a sua expertise no universo da mensageria para desenvolver e construir chatbots que funcionem para a persona da sua empresa. Com a ajuda da inteligência artificial conversacional, você consegue conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. 

Além de se destacar em meio a concorrência em momentos de alta demanda como a Black Friday, já que apesar da alta nas vendas, os bots te ajudam a manter a qualidade do atendimento e experiência.  

Quer sair na frente dos demais comércios eletrônicos e conquistar novos clientes? Então, entre em contato com o nosso time de especialistas e dê o primeiro passo para implantar o chatbot.