Blog > Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Marketplace, Novidades, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, RH e Corporativo, Saúde e Bem Estar, Serviços Financeiros, Transformação Digital, Tutoriais e Demos, WhatsApp

Como conectar WhatsApp Business API com a Sinch?

 
Featured Image
 

O WhatsApp é um dos canais de comunicação mais utilizados no mundo: cerca de 2 bilhões de pessoas usam. Nesse cenário, usufruir do aplicativo como ferramenta aliada das vendas do seu negócio já não parece ser mais opção e, sim, uma necessidade. 

Existe uma lógica nisso: em um mundo pós-2020, o número de e-commerces aumentou consideravelmente e ultrapassou o que estava previsto para acontecer entre 2023 e 2024. Afinal, com muitas lojas físicas fechadas, a necessidade de transferir as marcas para o digital tornou-se fundamental para a sobrevivência empresarial. 

Nesse movimento, o WhatsApp trabalhou como se fosse o melhor amigo de muitos negócios, sendo responsável por cerca de 61% das compras online feitas por consumidores brasileiros

Mas como trabalhar com essa solução no dia a dia do seu negócio e trazer  mais conversões na prática? Hoje, nós vamos mostrar como criar um WhatsApp API para a sua empresa e revelar como a Sinch pode ser a sua parceira ideal nessa missão. Boa leitura!

Por que WhatsApp Business API?

Antes de abordarmos a parte técnica, é sempre bom relembrar as diferenças entre as versões Business e Business API e mostrar os benefícios que esta última oferece às empresas. 

Assim como em qualquer negócio, quando as demandas aumentam, tem-se a necessidade de criar funcionalidades para facilitar a experiência do usuário – e o mesmo aconteceu com o aplicativo de conversas. 

A fácil aceitação do público com o canal  tradicional fez com que o WhatsApp criasse a sua versão Business, perfeita para empreendedores de micro, pequenas e médias empresas. Segundo o WhatsApp empresa, esse modelo “facilita a interação com os clientes e oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens”. Vale lembrar que essa versão também é gratuita e está disponível para Android e iPhone. 

Esta solução ajudou muitos empresários, mas faltou abraçar de forma eficaz as grandes empresas. Por esse motivo, criou-se o WhatsApp Business API (ou WhatsApp Business Solution), que permite o envio automatizado de mensagens para um alto volume de pessoas

Essa função também pode conectar soluções de inteligência artificial conversacional, como chatbots inteligentes. 

Veja na prática como criar um bot para WhatsApp Business

Como essas integrações funcionam na prática e como a Sinch pode ajudar o seu negócio a alcançar melhores resultados através da criação de um chat conversacional no WhatsApp Business?

Reunimos as principais dúvidas que muitos empresários têm sobre o assunto e realizamos uma entrevista com Andréa C. Franceschini, Analista de Onboarding e treinamento de clientes da Sinch Brasil. Confira, a seguir, a entrevista na íntegra.

Sinch Brasil – Qual a sua função aqui na Sinch Brasil?

Andréa Franceschini – Sou responsável pela colaboração na criação e melhorias dos processos da área, além de realizar o Onboarding e treinamento com os clientes com todas as soluções contratadas. 

Amo trabalhar nessa área, pois é através do meu time que o cliente conhece mais sobre a Sinch, as soluções contratadas e como podemos agregar no negócio dele. A cada cliente atendido, entregamos o nosso melhor, mas também aprendemos muito! 

S.B. – Quais são as soluções de automatização para WhatsApp que a Sinch oferece?

A.F. – Nós temos um pacote completo de soluções, capaz de criar experiências personalizadas para cada cliente. São elas: 

  • Messaging: nossa ferramenta de disparo de mensagens que pode ser integrada com as nossas outras soluções;
  • Chatlayer: é a nossa solução para automatizações. Com ela, podemos desenvolver e criar Bots de acordo com a necessidade de cada cliente; 
  • Platafoma de atendimento: é uma solução para transferência de atendimento para equipe humana. Aqui, fazemos todas as configurações necessárias voltadas ao fluxo de negócio do cliente e de acordo com a disponibilidade da nossa ferramenta;
  • Contact Pro: é nossa solução de automatização de Whatsapp e também uma ferramenta para transferência de conversas para a equipe de atendimento humano. 

S.B. – Como se cria uma API no WA Business?

A.F. – Na Sinch, o nosso time de Onboarding é o responsável por fazer essa conexão do Whatsapp Business API. Conectamos as informações do Business Manager do cliente ao da Sinch, através do Business Manager do Facebook.

O primeiro passo que seguimos é verificar se o cliente já tem a conta verificada de sua Empresa junto ao Facebook. Com a confirmação feita, damos andamento em toda a parte técnica para a ativação da conta de Whatsapp Business API.

S.B. – O que é preciso fazer para abrir uma conta de Whatsapp Business API? 

A.F. – Primeiramente o cliente deverá: 

  1. Criar uma conta da Empresa no Business Manager do Facebook;  
  2. Ter a conta da Empresa verificada pelo Facebook. (Este é um passo obrigatório solicitado pelo Facebook e deverá ser seguido pelo cliente, independente da empresa que o cliente deseja ser parceiro).

Somente após a conclusão desses 2 passos será possível dar início ao processo de criação da conta do Whatsapp Business API e realizar o envio de mensagens. 

S.B. – Qual número essa conta terá? Quem provê o número? 

A.F. – Essa conta poderá ter um número de telefone fixo comercial, 0800 ou número de celular, fornecidos pelo cliente. Na Sinch, se o cliente não tiver nenhum número disponível para utilização, nós podemos fornecer um número de telefone celular que esteja disponível conosco. 

S.B. – O que as empresas precisam fornecer para que a Sinch realize uma integração?

A.F. – O primeiro passo é a assinatura do contrato com a Sinch. Após isso, o cliente precisará nos fornecer algumas informações básicas, como: 

Razão social, CNPJ, ramo de atividade da empresa, Facebook ID, número que deverá utilizar o Whatsapp Business API, display name (nome da empresa que aparecerá ao cliente quando a empresa enviar uma mensagem), entre outros detalhes –  de acordo com cada negócio e solução contratada pelo cliente. 

S.B. – Como as soluções Sinch auxiliam as equipes de atendimento e vendas das empresas? 

A.F. – Nós unimos soluções que permitem automatizar processos em escala e, ao mesmo tempo, criar experiências personalizadas para cada cliente, oferecendo estruturas prontas para diferentes momentos da jornada dos seus clientes. 

Além disso, nossas soluções possuem relatórios que permitem aos nossos clientes avaliarem diversas informações que envolvem diversas áreas do negócio dele – tanto o atendimento prestado quanto a interação de seus clientes e informações de negócio também. 

O cliente final tem a segurança de conversar com o número oficial (e verificado) da empresa e o time de vendas tem a praticidade de atender pelo aplicativo do próprio WhatsApp de onde estiver. 

Tudo isso sem contar que o Whatsapp é uma excelente ferramenta para a conversão de leads, um dado que comprova essa afirmação é que, no primeiro semestre de 2020, as conversões online aumentaram 39%. 

S.B. – Vocês têm algum case de sucesso para compartilhar? 

A.F. – Temos sim! 

Um de nossos cases de sucesso é o iFood, que utiliza algumas de nossas soluções com o Whatsapp Business API – e nem precisamos detalhar o sucesso que essa empresa tem com seus clientes finais, não é mesmo? 

Quer descobrir como a Sinch pode ajudar no sucesso da sua empresa? Entre em contato com a gente.