Blog > APIs, Instagram, Novidades, Para Atendimento

Como simplificar o atendimento ao cliente com a Messenger API para Instagram?

 
Featured Image
 

Em breve empresas terão acesso à Messenger API para Instagram, mas o que isso significa para o seu negócio? E como você pode usar essa oportunidade para escalar as conversas com seus clientes? Nós temos as respostas!

________

 

Com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, o Instagram provou ser um canal com um grande potencial para os negócios. Isso não te convence? Veja esses dados:

  • O app tem mais de 1 bilhão de usuários todos os meses
  • Downloads globais do Instagram cresceram mais de 20% de 2019 para 2020
  • 60% dos usuários dizem descobrir novos produtos ou serviços pelo Instagram
  • 80% dos usuários seguem pelo menos uma marca no app

 

No evento F8 do dia 2 de Junho de 2021, o Facebook anunciou o lançamento da Messenger API para Instagram. Agora as marcas podem escalar conversas com seus clientes através das DM’s ou Stories para alavancar as interações e evoluir o atendimento ao cliente.

Se você ainda não está usando o Instagram para atendimento ao cliente e conversões, essa é uma ótima ideia para considerar! Frequentemente os clientes usam o Instagram quando já estão interessados em uma marca e podem conhecer mais o perfil da empresa para aprender mais sobre um produto / serviço, ou para buscar respostas! Agora você pode considerar essa oportunidade!

O que vai mudar com o acesso a Messenger API para Instagram?

Com a API (que estava com acesso beta desde Outubro de 2020), empresas podem enviar e receber mensagens do Instagram utilizando as mesmas ferramentas de comunicação que já usam. Isso significa que os times não precisam alternar o acesso entre o app mobile e ferramentas destktop. Agora até as marcações nos Stories podem ser administradas diretamente no atendimento da empresa.

Os times de atendimento também podem encaminha as mensagens internamente, por exemplo para envolver o time comercial ou de marketing no atendimento de um cliente.

Na Sinch temos muito orgulho por ter acesso a essa nova funcionalidade e testamos a API com um dos nossos parceiros, Leiturinha, um clube de livros infantis no Brasil.

Os resultados foram no mínimo promissores! Após a implementação da nova API, Leiturinha notou uma redução de 35% dos comentários pedindo ajuda. E isso aconteceu dentro dos primeios 11 dias de teste!

“A API Messenger para Instagram tornou os processos diários mais simples, mais seguros e mais efetivos” disse Ana Mori, gerente de Parcerias Estratégicas na Sinch Brasil.

O tempo de resposta das DM’s do Instagram caíram 42% em comparação com a média dos últimos seis meses, e o número de usuários comentando nos posts pedindo ajuda reduziu 35%. Nada mal, né?

De forma rápida, veja quais são as funcionalidades da nova API:

  • DM’s no Intagram: responda mensagens privadas através da plataforma de atendimento que você já utiliza.
  • Menções nos Stories: veja quando um usuário marcar seu @ nos stories.
  • Respostas rápidas: configure até 13 respostas rápidas para usuários nas DM’s do Instagram.
  • Mensagens de ausência: configure mensagem automática quando seu time não estiver disponível para atender no Instagram.
  • Respostas privadas: responda um comentário público através de mensagens privadas!

 

Como usar a Messenger API para Instagram com campanhas de sucesso?

Provavelmente agora você já percebeu que essa oportunidade é muito boa para desperdiçar. Mas por onde começar?

O Instagram é um canal poderoso para engajar usuários, mas também é um pouco diferente dos outros canais, então como você pode construir interações valiosas com os consumidores enquanto segue as boas práticas do Instagram?

A forma mais fácil de fazer isso é com ajuda! Parceiros com experiência de como fazer suas campanhas decolarem!

Caso você não saiba, a Sinch é parceira do Facebook há anos. Nós sabemos como construir campanhas e estratégias perfeitas para cada canal, além de contar com uma infraestrutura tecnológica robusta para suportar a sua peformance nos diferentes canais. E como segurança e privacidade de dados são pontos importantes, nós somos certificados ISO 27.001 para que você fique em paz com segurança dos seus dados e todos os fluxos de conversas encriptografados. De forma bem objetiva, nós protegemos você!

Quer ser uma das primeiras empresas no Brasil a usar a Messenge API para Instagram? Fale com nossos especialistas! Estamos ansiosos para apoiar você!