Blog > APIs, Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Marketplace, Serviços Financeiros, SMS, Transformação Digital

9 coisas que gerentes de produto precisam saber sobre custo de SMS e ROI

 
Featured Image
 

A necessidade de respostas imediatas é algo cada vez mais presente em nossa sociedade. Isso está presente também na relação entre consumidores e marcas. Os clientes querem um atendimento rápido e que cesse todas as dúvidas. 

Por isso, dependendo das metas e do público alvo do seu negócio, é hora de você focar seus investimentos em mensagens instantâneas como o SMS. Afinal, o retorno financeiro que isso gera pode ser maior, se comparado com o uso de e-mail marketing, por exemplo. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender sobre o uso do SMS e os benefícios que investir nesse canal conversacional pode gerar. Vamos lá? Boa leitura!

9 coisas que você deve fazer antes de investir em serviços de SMS

 

1. Descubra como o SMS pode melhorar a vida do seu cliente

Como mencionamos anteriormente, agilidade no atendimento é um dos pré-requisitos para que a sua marca faça sucesso entre os clientes. Por isso, o SMS pode ser a solução para a falta de rapidez nessa etapa da venda. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, as empresas estão investindo em mensagens instantâneas ao invés de e-mails. O relatório aponta que 30% dos respondentes optam por esse meio por ser uma forma rápida de resolução de problemas. Além disso, 24% deles acreditam que o atendimento 24 horas gera grandes resultados para a empresa. 

Esses dados revelam um cenário vantajoso não somente para as marcas que passam a utilizar esse canal, como também para os consumidores que evidentemente preferem esse meio de comunicação. 

2. Identifique todos os recursos de SMS disponíveis para o seu negócio

Unir um sistema que você já utiliza na empresa com os recursos de SMS pode ser econômico, além de atender às suas necessidades. Conhecido como SMS API Interface de Programação de Aplicações —, essa ferramenta nada mais é do que a integração de dois sistemas, o que facilita os processos da empresa e o uso do cliente. Com isso, você liga o envio e recebimento de mensagens diretamente ao sistema já utilizado pelo seu negócio.

Outro recurso que pode trazer bons resultados são os “SMS em massa“, utilizados para enviar ofertas direcionadas e novidades personalizadas para as necessidades específicas e comportamentos anteriores dos consumidores. 

Independentemente dos recursos SMS que você utilizar, busque saber como integrá-los ao que já faz parte do dia a dia da empresa.

3. Analise como o SMS pode ser utilizado nos processos da sua empresa

Optar pelo SMS não significa que ele deva ser a sua única ferramenta. O uso desse canal pode se alinhar a processos já existentes com foco no cliente, muitas vezes servindo como uma alternativa àquelas que apresentam baixo desempenho. Por isso, é fundamental que, antes de implementá-lo, sejam realizados estudos e análises para identificar quais os pontos de melhoria. 

Geralmente, o SMS pode ser integrado a diferentes processos, como agendamentos e pesquisas de satisfação, que podem ajudar a aumentar sua produtividade e os resultados de negócios.

4. Calcule os custos de se investir em SMS

Apesar de ser considerado um serviço barato, o valor do envio de SMS pode sofrer diversas variações, a depender da empresa que prestará esse serviço, quantidade de mensagens a serem enviadas, quantas palavras-chave personalizadas você precisa, entre outros fatores.

Fazer o investimento certo pode não apenas reduzir os custos de SMS, mas também cortar seus custos gerais de comunicação, além de ajudar a otimizar as interações com o cliente. O ideal é que você calcule todas as variantes que possam surgir para que nada afete seu orçamento e, até mesmo, seu ROI.

5. Compare o SMS com as soluções existentes

O SMS pode melhorar a taxa de resposta e as conversões do cliente, ou seja, mesmo que ele custe  mais que uma outra ferramenta — o que não necessariamente é um fato, como vimos anteriormente — o retorno gerado por ele pode ser maior.

De acordo com uma pesquisa realizada pela MarketingProfs, 98% das pessoas abrem mensagens SMS de empresas, enquanto apenas 20% clicam nos e-mails marketing. Essa diferença se mantém quando se trata da taxa de resposta, uma vez que 45% dos entrevistados respondem ao SMS e apenas 6% deles aos e-mails. 

Considerando esses números, é válido analisar as ferramentas disponíveis e que fazem mais sentido para os seus clientes, assim a chance de realizar uma comunicação assertiva é maior. 

6. Prove que o uso de SMS faz sentido para o seu negócio

Antes de optar por uma mudança na ferramenta utilizada pelo seu negócio, é importante identificar argumentos que sustentem a sua escolha. Além dos dados apontados acima, podemos mencionar:

  • É 35x mais provável que o cliente abra seu SMS do que o e-mail; 
  • Segundo a Mobile Marketer, se comparado com outros tipos de propaganda, o SMS marketing gera mais engajamento, além de um ROI atrativo; e 
  • De acordo com a Mobilesquared, 90% dos SMS são abertos e lidos em 3 minutos. 

 

7. Calcule o ROI potencial para as partes interessadas 

Já deu para notar por meio de dados que utilizar o SMS pode ser vantajoso, certo? Além de ser mais provável que os clientes gerem engajamento, pode representar um canal de baixo investimento e, consequentemente, um ROI desejável

“O retorno do investimento foi muito alto para o marketing de SMS em 2020 e seu futuro como uma ferramenta cada vez mais valiosa para varejistas e marcas parece muito brilhante”, afirma a Forbes. Sendo assim, com a elaboração de uma estratégia eficiente com dados que comprovem os resultados do SMS, é possível planejar as campanhas e realizá-las pela ferramenta. 

8. Escolha a solução SMS que trará mais resultados

Além de estudar seu negócio, ter insights e se embasar em dados que comprovem a necessidade de utilizar o SMS, é fundamental que você aposte em uma empresa que coloque esse serviço em prática e ofereça suporte proativo

Por exemplo, um API SMS eficiente pode gerar insights para projetos futuros, como conversação, autenticação e outras ferramentas que o SMS pode incorporar. Afinal, sem um excelente atendimento e suporte ao consumidor, não há como avançar

9. Lance uma campanha via SMS

Depois de analisar e identificar cada uma das etapas anteriores, é bem provável que você esteja pronto para lançar a sua primeira campanha por SMS e, em seguida, observar os resultados dessa ação. Vale lembrar que com um bom parceiro e a estratégia correta, os frutos que você colherá serão positivos e te trarão um excelente retorno financeiro.

Por isso, é importante investir em uma empresa que te ajude em todo esse processo. A Sinch apoia a sua empresa a buscar resultados positivos na implementação e uso de SMS. Afinal, temos a experiência ideal para realizar esse serviço ao lado da sua empresa e infraestrutura robusta capaz de se conectar com todos os celulares do planeta em segundos. Entre em contato conosco e descubra como podemos alavancar os seus negócios!