Blog > E-commerce e Varejo

E-commerce e uso da tecnologia: 5 tendências para ficar de olho

 
5 tendências do e-commerce para ficar de olho
 

Pouco antes da pandemia, o crescimento do e-commerce já era algo previsto para os próximos anos. No entanto, com a quarentena, o consumidor foi obrigado a mudar diversos hábitos, inclusive a forma de realizar suas compras. 

Assim, o comércio eletrônico sofreu uma expansão muito além do que se imaginava, tornando-se um meio de consumo querido e necessário entre os clientes. Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 95% dos brasileiros pretendem continuar comprando online mesmo com o fim do distanciamento social. 

Em 2020, os setores que mais vivenciaram esse aumento do consumo eletrônico foram: Refeições (49%), Roupas (43%), Alimentos (42%), Eletrônicos (33%) e Remédios (30%), de acordo com um levantamento realizado pelo Panorama do Comércio Móvel do Brasil

Diante desses números, fica claro que está mais que na hora de investir nas vendas online e em ferramentas que podem ajudá-lo a impulsionar o negócio. Para isso, atentar-se às tendências e novidades deste mercado é essencial. 

Pensando nisso, nós separamos 5 tendências que você precisa saber para impulsionar o seu e-commerce. Então, vamos lá! 

Quais as principais estratégias para você aplicar no seu e-commerce?

Cross-Selling e Upselling 

Não é novidade que o principal objetivo de um comércio eletrônico é vender. Por isso, qualquer forma de aumentar o número de produtos ou serviços vendidos é interessante e vale a pena ser considerada. 

O cross-selling e upselling são duas estratégias utilizadas para fazer com que o seu cliente compre ainda mais produtos do que inicialmente ele havia selecionado. Entenda melhor o que são cada uma delas a seguir: 

  • Cross-selling: Incentivar o cliente a levar um produto complementar ao que ele comprou. Por exemplo, o consumidor compra uma batata frita em um aplicativo de delivery, então a empresa pode apresentar uma sugestão de bebida para ele.  
  • Upselling: Induzir a compra de um produto mais custoso, como um upgrade, para aumentar o faturamento. Seguindo o exemplo anterior, o aplicativo de delivery oferece uma porção de batatas fritas maior do que a selecionada previamente.

Para colocar estas técnicas em prática, você pode contar com a ajuda de softwares que automatizam e otimizam todo o processo. Os chatbots são uma inteligência capaz de melhorar e facilitar o contato com o cliente, através da personalização e melhora da experiência durante as etapas da jornada de compras. Com eles, você pode automatizar o diálogo com o consumidor, inclusive para oferecer um cross-selling através de canais conversacionais, como o SMS

Mensagens como: “Esta blusa combina com a bermuda que você comprou em nosso site. Aproveite e compre já!” ou “Use o cupom de 10% de desconto para comprar novamente a ração do seu pet”, podem ser enviadas por um chatbot e elas ajudam no retorno do cliente. 

Inteligência Artificial Conversacional 

Ainda sobre os chatbots, a tendência é que eles sejam cada vez mais usados no e-commerce, uma vez que os resultados e adesão do público a esta tecnologia parecem promissores. 

Nós realizamos um levantamento feito com 2800 pessoas ao redor do mundo, em que os resultados mostraram que mais de 80% dos respondentes estão satisfeitos com a disponibilidade imediata, privacidade e velocidade dessa IA. Isso afeta diretamente a experiência do consumidor, fator determinante para que ele se torne um cliente assíduo e indique a marca. 

Segundo dados levantados pela RightNow, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter uma experiência melhor. Ao usar a inteligência artificial conversacional em seu negócio digital, você oferecerá: 

  • Atendimento personalizado; 
  • Possibilidade conectar o cliente a um atendente humano (Contact Center);
  • Melhor interação; 
  • Respostas assertivas; 
  • Maior suporte ao cliente;
  • Diálogo rápido; e
  • Segurança. 

Por isso, utilizá-los em seu comércio eletrônico significa não somente melhorar toda a jornada de compras, inclusive o pós-venda, como também o relacionamento com o cliente

Uso de Canais Conversacionais 

Não há dúvidas de que os clientes estão presentes nos principais canais conversacionais, como SMS e WhatsApp, por isso a sua marca também deve fazer parte destas redes. Segundo relatório, 84% dos consumidores experimentaram apps mensageiros no último ano para se comunicarem com as marcas.

Já os dados levantados pela Opinion Box, apontam que 76% dos respondentes afirmaram que se comunicam com empresas através do WhatsApp, enquanto 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo

Fica claro que as plataformas de mensagem tornaram-se uma extensão do e-commerce. Com elas, os consumidores conseguem facilmente se comunicar com a marca, além de serem ótimos meios para envio de campanhas de marketing, acompanhamento pós-venda e suporte ao cliente

Além disso, o chatbot pode ser implementado nessas plataformas, o que torna a comunicação ainda mais dinâmica. Portanto, investir nas mensagens instantâneas é também uma forma de melhorar a experiência de compra do cliente no seu e-commerce.

Experiência Personalizada 

São inúmeras as formas que você pode usar a tecnologia a seu favor, por isso estar presente no digital tem tantas vantagens, sendo uma delas, a possibilidade de personalizar a experiência do consumidor

Através de histórico de compras, pesquisa e interação do cliente com o site, a empresa consegue enviar cupons, promoções e novidades que combinem com o gosto do consumidor e, consequentemente, geram mais interesse de compra.  

Presença Multicanal 

Já mencionamos anteriormente sobre a importância de marcar presença nos canais em que o seu cliente está, certo? A comunicação omnichannel é uma das grandes tendências do e-commerce. Isso nada mais é que uma estratégia para oferecer uma experiência completa ao consumidor em todos os canais

Para isso, todos os pontos de contato com o cliente devem estar bem alinhados e integrados. Uma das principais formas de fazê-lo é conhecer o seu cliente e entender os hábitos de compra. Por exemplo, se ele navega mais pelo mobile, seu site deve estar formatado para este tipo de uso. 

Dessa forma, você tem mais chances de conquistá-lo e melhorar a jornada de compra. 

Como a Sinch pode te ajudar? 

A Sinch é líder mundial no mercado de mensageria, sendo capaz de realizar desde o desenvolvimento e implementação de chatbots, até o disparo de SMS e integração de WhatsApp API.

Ao nosso lado, sua empresa cria uma inteligência artificial conversacional que combina com a sua persona e atende as necessidades do e-commerce. Além disso, temos a certificação ISO 27001 que garante a qualidade e segurança na entrega de SMS em qualquer lugar do mundo. 

Fazemos tudo isso com o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente, o que resulta em um aumento nas vendas e no capital. Para saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato com os nossos especialistas.