Blog > Chatbots, Para Atendimento, SMS, WhatsApp

Endomarketing: o que é?

 
O que é endomarketing? 
 

Um dos objetivos de qualquer empresa é ter colaboradores que vestem a camisa, não é mesmo? As companhias buscam pessoas que se dediquem e tenham o progresso coletivo como objetivo central. 

No entanto, muitas vezes esse não é o cenário que vemos, e as motivações para que o funcionário se sinta desanimado (e até mesmo recorra ao desligamento) são diversas. Como consequência disso, tem-se uma empresa que não cresce e que sofre com a alta rotatividade dos colaboradores

Uma das maneiras de combater esse problema é aplicar o endomarketing no dia a dia da empresa. Quer saber o que é essa prática e os benefícios de implementá-la? Acompanhe este texto e descubra!

O que é endomarketing? 

O endomarketing — também conhecido como marketing interno — é uma estratégia voltada para ações internas na empresa. O intuito é incentivar o envolvimento com a marca e motivar os colaboradores. 

É muito provável que um funcionário que se sinta acolhido e valorizado pela empresa desenvolva um apreço pela marca e busque melhores resultados, uma vez que ele passa a acreditar nos valores daquela marca e buscar seu crescimento. 

Além disso, externamente a reputação da companhia também melhora, já que seus colaboradores divulgam as boas ações realizadas e os benefícios oferecidos por aquela corporação. 

Como colocar o endomarketing em prática?

Agora que você já sabe o que é endomarketing, é hora de entender quais as formas de colocá-lo em prática e, consequentemente, fazer com que os colaboradores estejam alinhados com o propósito da empresa. Confira três práticas importantes a seguir! 

Incentive interações

Uma das formas de se construir um bom relacionamento com os funcionários é promover momentos de interação e diálogo, já que isso gera uma aproximação e conexão entre eles. 

Para isso, existem diversas ações que podem ser inseridas na rotina da empresa, como happy hours — ainda que on-line, neste momento de distanciamento — e canais de comunicação que possibilitem a troca de mensagens, notícias e opiniões. O, WhatsApp, por exemplo, pode ser um meio seguro e eficiente para realizar o marketing interno. 

Além disso, dinâmicas de integração com novos colaboradores e eventos em datas comemorativas são um momento de descontração e, ao mesmo tempo, de fortalecimento dos vínculos. Já pensou em usar o WhatsApp para guiar o processo de integração e onboarding dos novos colaboradores? 

Valorize feedbacks

Em busca de melhorar a comunicação e a satisfação dos funcionários, muitas empresas investem em momentos de feedback entre os líderes e os colaboradores. O intuito é promover um bate-papo individual. Além disso, é fundamental que essa ação ocorra com frequência, mensalmente ou a cada trimestre, por exemplo. 

É importante que os líderes separem uma hora para a conversa com cada colaborador e utilizem esse momento para uma troca mútua de percepções e opiniões, sem que haja interrupções. 

Outra maneira de incentivar os feedbacks é utilizar o SMS como canal de divulgação dessas campanhas, uma vez que esse meio de comunicação é quase que instantâneo e de baixo custo, o que o torna viável para diversas empresas. Além disso, a rapidez com que ele pode ser enviado e lido pode ser preferida pelos colaboradores. 

Independente da forma como os feedbacks serão realizados, o intuito é que funcionários e líderes consigam enxergar não só pontos positivos, como também aqueles que necessitam de melhorias, que ao serem melhor desenvolvidos, ajudarão no crescimento da empresa. 

Faça pesquisas de satisfação

Realizar pesquisas de satisfação pode trazer resultados interessantes para a empresa, já que é uma forma de direcionar a atenção para pontos que muitas vezes podem passar despercebidos. Assim, com a ajuda do RH, a empresa pode lançar formulários através de canais de comunicação. 

Ao unir o WhatsApp e o chatbot — software criado com o intuito de estabelecer um diálogo semelhante ao real ao conversar com os usuários por meio do chat — é possível realizar NPSs de forma eficiente, tanto para a empresa quanto para os funcionários. 

Na Sinch — empresa especializada em comunicações em nuvem —, o chatbot do RH no Brasil passou a ser utilizado para otimização de diversos processos, tais como: comunicação interna, reconhecimento, desenvolvimento, entre outros. Tudo isso, através da Ada — persona criada para esse chatbot. 

O objetivo dessa ação é melhorar e agilizar o atendimento aos colaboradores, além de receber e distribuir feedbacks. Assim, fica mais fácil tirar as dúvidas dos colaboradores, entender a percepção deles sobre a empresa, mudar práticas que os desmotivam e, consequentemente, inviabilizam o progresso da empresa

Programa de benefícios

Antes mesmo da contratação, os potenciais funcionários procuram descobrir quais benefícios além do salário eles terão direito, como: plano de saúde, seguro de vida, vale-alimentação, entre outros. 

Esses incentivos são uma forma de valorizar o colaborador e melhorar a reputação da empresa, por isso pode ser vantajoso oferecê-los. Além desses, o day-off na data do aniversário e descontos em farmácias e academias são possibilidades que proporcionam bem-estar aos funcionários. 

Benefícios do endomarketing

Antes de implementar novas práticas, as empresas buscam entender os benefícios que aquela mudança pode trazer. Por isso, listamos quatro vantagens de se incluir o endomarketing no dia a dia da corporação. Confira!

Maior produtividade

Quando aquilo que fazemos e o meio em que estamos nos fazem bem, a tendência é que as atividades fluam melhor e nos empenhamos mais para fazê-las. 

Por isso, o endomarketing pode aumentar a produtividade de toda a equipe, já que essa estratégia tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho. Assim, colaboradores satisfeitos e felizes com a empresa tendem a produzir com mais eficiência.

Menor rotatividade

É muito mais difícil fazer com que os funcionários estejam alinhados com a cultura e o propósito da empresa quando há uma enorme rotatividade na equipe. Assim, o endomarketing pode ser aplicado para diminuir essa rotatividade, uma vez que ele busca melhorar a relação da organização com os colaboradores, a ponto que eles se sintam bem em fazer parte daquela empresa e busquem alcançar os objetivos daquele negócio. 

Clima organizacional agradável 

Quando não nos sentimos bem em um ambiente a tendência é que nós o deixemos e busquemos um local que nos faça sentir à vontade, certo? No ambiente organizacional isso também acontece. 

Fazer com que os colaboradores sintam-se bem e satisfeitos com a empresa, é um dos principais benefícios do endomarketing. Caso contrário, um colaborador desmotivado e que não se sinta confortável na empresa tende a deixá-la. 

Excelência na execução de tarefas

Como já mencionamos anteriormente, a motivação é o fator principal para manter uma equipe engajada e que tenha compromisso com o propósito da empresa. 

Por meio de ações e incentivos, o endomarketing faz com que os colaboradores se sintam cada vez mais animados em atuar naquele negócio e, consequentemente, executem suas tarefas com mais eficiência e assertividade. Afinal, eles querem manter aquele emprego e crescer junto com a empresa. 

Gostou do conteúdo? Agora é só aplicar o endomarketing na sua empresa e esperar pelos bons resultados que ele pode trazer. Vale ressaltar que é possível realizar o marketing interno de forma otimizada e tecnológica. 

Como mencionamos anteriormente, a Sinch oferece excelência em serviços como implementação de chatbots e envio de SMS em massa. Quer aplicá-lo em sua empresa e melhorar o relacionamento com os colaboradores? Entre em contato conosco e saiba mais!