Blog > Chamadas de voz e vídeo, Chatbots, Inteligência Artificial, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, SMS, Transformação Digital, WhatsApp

Experiências via mobile: o que os consumidores mais procuram?

 
Featured Image
 

Foi-se o tempo em que celulares só serviam para fazer e receber ligações. Cada vez mais, os avanços nas comunicações dão às empresas uma oportunidade, sem precedentes, de interagir com os consumidores a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Mas quais são os melhores momentos para usufruir dessas novas oportunidades? O que os consumidores mais estão procurando?

Um estudo global feito pela Sinch mostra como as grandes marcas globais estão oferecendo essas experiências móveis de forma excepcional e como os consumidores estão reagindo a isso. A pesquisa contou com a participação de mais de 2.000 consumidores de diversos países e com grandes líderes de marcas mundiais.

Reunimos, aqui, alguns dos principais pontos de destaque que podem trazer novos insights para o seu negócio. Confira!

Como envolver o cliente em dispositivos móveis?

As marcas globais mais influentes mostram que trazer relevância pode ser um caminho muito fértil no relacionamento com os consumidores.

Usar as plataformas digitais para capacitar o seu seguidor sobre diversos assuntos torna a sua empresa uma autoridade no setor. Afinal, você está trazendo soluções importantes para ele sobre temas que seu negócio domina.

Algumas das opções que você pode usufruir são:

  •       Trazer informações
  •       Recomendações personalizadas
  •       Interfaces intuitivas
  •       Serviços mais eficientes
  •       Notificações em tempo real

Em qualquer delas, o centro das interações está em oferecer ferramentas que tragam personalização com base em dados. E o resultado vem: segundo a pesquisa, cerca de 80% dos consumidores dizem estar mais propensos a uma compra quando a marca oferece uma experiência particularizada.

 

Aplicativos próprios e E-mails: como eles estão performando?

Diferentes plataformas merecem diferentes análises para descobrir quais são os pontos de atenção. No caso dos aplicativos e envio de e-mails, as estatísticas mostram que talvez elas não sejam as estratégias mais eficazes para atrair resultados. Veja:

Aplicativos próprios

Nos aplicativos próprios das marcas, nossa pesquisa mostra que as taxas de download estão caindo. Traduzindo em dados, 51% dos usuários de smartphones disseram não baixar nenhum aplicativo em meses de baixa temporada.

E-mail marketing

Com os E-mails Marketing, o resultado é diferente. De acordo com a Statista (empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores), a plataforma está conseguindo permanecer em destaque.

Segundo a análise, a expectativa é que em 2025 o número de usuários de e-mail deva atingir um total de 4,6 bilhões.

Mas ela não pode ser a única ferramenta a ser utilizada. Lembre-se: tudo que é em excesso, preocupa.

Inundar os consumidores com uma taxa elevada de mensagens de correio eletrônico faz com que os internautas encontrem maneiras de filtrar, bloquear e ignorar os envios – até mesmo quando eles se inscreveram para receber as notícias da empresa.

O estudo da Sinch descobriu que 40% dos consumidores da geração Y e da geração Z mantêm um endereço de e-mail especial apenas para spams.

Para evitar esse tipo de desencontro, diversificar a forma de se conectar com o seu consumidor e garantir que a experiência dele seja, acima de tudo, protegida é o melhor caminho a se seguir.

Dê a eles o que eles querem

Utilizar os canais de comunicação de forma estratégica permite envolver seus consumidores de forma inteligente e diferenciar sua marca no mercado.

No setor de mensageria, aplicativos como o WhatsApp oferecem oportunidades valiosas para o seu marketing, já que permite oferecer conversas ricas com troca de conteúdo multimídia.

Recentemente, abordamos a importância do atendimento ao cliente nesse aplicativo em um cenário pós-2020. Clique aqui e saiba mais.

Os benefícios não param por aí: proporcionar interações via chatbots com uma linguagem natural através de mecanismos de inteligência artificial trazem ganhos valiosos.

E os dados comprovam isso: o relatório da Sinch mostra que a maioria dos consumidores tiveram interações positivas com chatbots. Um forte sinal de crescimento deste canal nos negócios. Clique aqui e confira todos os benefícios que ele pode oferecer ao seu negócio.

As oportunidades de ganho

Se compararmos todas as experiências que são oferecidas aos consumidores com tudo que é possível aplicar, os dados mostram que as empresas estão perdendo oportunidades críticas. Reunimos três exemplos:

Exemplo 1: Mensageria aplicada em bancos

70% dos clientes bancários afirmam que seria “muito útil” receber um alerta móvel sobre uma possível atividade fraudulenta relacionada às suas contas.

A questão é que somente a metade (35%) dizem receber esse tipo de informação por mensagens via SMS.

Exemplo 2: Mensageria aplicada em empresas de viagem

No setor do turismo, os usuários também consideram útil receber avisos sobre mudanças nas reservas de viagens, mas apenas 40% dos entrevistados afirmam receber esse tipo de mensagem.

Exemplo 3: Divulgação de promoções em geral

No caso de envio de mensagens promocionais, o sinal é de alerta!

O espaço em branco entre o que os consumidores desejam e o que as empresas oferecem é estreito, o que significa que os clientes não desejam receber mensagens promocionais além do que já recebem.

Identificar qual é o perfil de consumidor do seu mercado e compreender suas principais dores é o caminho inicial para se criar boas estratégias de marketing digital, usando a mensageria como aliada. 

Proporcione interações mais ricas com o seu cliente

As empresas que usufruem de vídeos personalizados, mensagens de mídia avançada e conversas alimentadas por inteligência artificial conversacional estão criando experiências ricas para seus usuários – e eles estão satisfeitos com os resultados.

Segundo o nosso relatório global, 2 em cada 3 pessoas que usaram um chatbot afirmam que tiveram uma experiência positiva. Os motivos? A velocidade e a eficiência são os principais porquês.

E mais: a maioria chegou a dizer que um chatbot tinha uma eficiência tão boa quanto um agente humano.

Conte com um especialista no assunto

Aqui na Sinch, nós não somos apenas especialistas em mensageria. Somos líderes nesse mercado!

Desde 2008, nós reinventamos o mercado de mensageria móvel com soluções personalizadas para cada negócio. O resultado disso são clientes satisfeitos em todo o mundo.

Venha otimizar a comunicação da sua empresa com a Sinch! Temos uma equipe altamente capacitada para oferecer as melhores soluções para você e contamos com uma plataforma de comunicações em nuvem que alcança todos os telefones celulares do mundo em segundos.

Para entrar em contato, clique aqui.