Blog > Para Vendas

Integração para e-commerce: quais são as vantagens de fazê-la?

 
Integração para e-commerce: quais são as vantagens de fazê-la?
 

A pandemia causou um grande impacto no setor do comércio eletrônico e impulsionou as vendas por esse meio. Em 2021, o crescimento continua evidente, apesar do retorno do funcionamento das lojas físicas. Uma pesquisa realizada pela Neotrust apontou que, no primeiro trimestre deste ano, o e-commerce teve um crescimento de 57,4% em relação ao mesmo período de 2020.

Diante desse número, nota-se uma tendência do uso desse método de compra e venda. Contudo, para que essa opção continue agradando e conquistando os consumidores, é importante que haja investimento em tecnologias que facilitem e melhorem seu uso, tanto para os clientes quanto para as empresas. 

Pensando nisso, neste texto apresentaremos algumas soluções que potencializam e simplificam a experiência com o comércio eletrônico na prática e, consequentemente, trazem diversas vantagens às empresas que as utilizam. Confira a seguir!

Tendências do comércio eletrônico

Como apontamos acima, o e-commerce é o futuro e aqueles que não buscam melhorias para esse modelo de comércio está perdendo oportunidades e, provavelmente, clientes. Para evidenciar a importância e grandiosidade dele, separamos alguns dados. Veja a baixo:

  • De acordo com os dados divulgados pela Statista, o e-commerce teve um crescimento mundial de 265% entre 2014 e 2021, e a previsão para os próximos três anos é esse movimento continue. 
  • Quando se trata de B2B e-commerce, os números são ainda mais surpreendentes. Segundo a Business Wire, a venda pelo comércio eletrônico para empresas é o dobro em comparação ao B2C. 
  • De acordo com o relatório da AbsolutNet de 2020, 70% das compras online são feitas por aparelhos móveis. Portanto, é fundamental o seu e-commerce seja cada vez mais mobile friendly. 
  • O uso de atendimento automatizado é uma outra tendência para esse modelo de comércio. Segundo a SmartHint, o uso de chatbots é a solução para ajudar e melhorar o serviço ao consumidor. 
  • 48,8% dos entrevistados na pesquisa realizada pela Global Web Index disseram que irão comprar mais on-line mesmo depois do fim da pandemia. 

Quais são as integrações para e-commerce?

Agora que você já viu um pouco do que os dados revelam sobre o comércio eletrônico, é hora de entender como otimizar a experiência digital de seus consumidores e torná-la  eficiente para atender a alta demanda dos consumidores. Para isso, vamos explicar como integrar as diversas áreas de gestão do e-commerce   vendas, marketing, estoque, atendimento, entre outras desse modelo de comércio para garantir melhores resultados.  

Primeiramente, é importante ter em mente que a integração é uma das melhores maneiras de aplicar a estratégia multicanal em sua empresa, ou seja, estar presente no online e offline para melhor atender os clientes e aprimorar o funcionamento do negócio. 

E, a forma mais completa de fazê-la é através da API — Application Programming Interface, em inglês —, uma forma automatizada e tecnológica utilizada para interligar diversas plataformas com o objetivo de facilitar a troca de informações entre elas.

Uma vez feito o API, é hora de escolher as integrações e-commerce que mais fazem sentido para o seu negócio. São elas:

ERP

Conhecido como Enterprise Resource Planning, ele é um sistema de gestão integrada utilizado para ter o controle de todas as atividades de uma empresa — desde administrativas até operacionais — em uma só interface. 

Com isso, todos os gestores têm acesso às informações importantes da companhia e conseguem analisar os pontos de melhoria e de atenção com facilidade. 

CRM 

Com foco no cliente, a Customer Relationship Management — ferramenta valiosa para quem busca desenvolver um e-commerce de sucesso —  é usada com o intuito de melhorar e gerenciar o relacionamento com o consumidor. Para isso, ela concentra e organiza todas as informações em um só lugar. Com ela, diversos processos são melhorados, como: atendimento, vendas e marketing, já que se tem acesso a diversos dados importantes sobre o lead.  

Canais conversacionais

O uso de aplicativos de mensagem como WhatsApp, Facebook Messenger e SMS para atingir os clientes está em crescimento. Além de alavancar os resultados de vendas, é também uma forma de melhorar o relacionamento com o consumidor e realizar um marketing mais assertivo.

Uma pesquisa realizada pela Sinch apontou que 96% dos entrevistados acreditam que uma boa experiência do cliente através de canais de mensageria — WhatsApp e SMS — é importante para construir lealdade à marca

Chatbots

Além de alcançar seus clientes em diferentes canais como SMS, WhatsApp e Instagram, é importante automatizar fluxos de atendimento para tornar sua operação mais eficiente e a experiência do cliente padronizada e personalizada. E, para isso, a inteligência artificial conversacional acelera a implementação dos chatbots em canais de atendimento, principalmente no e-commerce, que já desponta como protagonista no investimento dessa tecnologia com cerca de 54% de participação.

Em pesquisa recente da Sinch, identificamos que entre os consumidores que usam chatbots (45%), mais de três em cada quatro, dizem ter tido uma experiência positiva com a velocidade de resposta ao seu chamado/consulta, a privacidade/anonimato da interação e a rapidez com que seu problema foi resolvido. Além disso, mais da metade dos consumidores dizem estar satisfeitos com a personalização do chatbot

Quais as vantagens de aplicar as integrações?

São inúmeros os benefícios de realizar a integração, por isso separamos alguns deles que lhe ajudarão a entender porquê fazê-la. Veja a baixo!

  • Melhoria na comunicação com o cliente e equipe; 
  • Otimização do fluxo de trabalho; 
  • Acesso rápido e fácil às informações; 
  • Dados centralizados em um único lugar; 
  • Redução de custos; 
  • Atendimento automatizado; 
  • Melhoria no relacionamento com o consumidor; e 
  • Maiores resultados em vendas e marketing. 

Com todas essas vantagens à disposição do seu negócio, ficam evidentes os motivos para optar pelas integrações no comércio eletrônico. Contudo, antes de dar esse passo, é fundamental que você escolha a empresa certa para ajudar nesse processo

Como a Sinch pode ajudar sua empresa?

A Sinch é a empresa que lhe trará os melhores resultados durante a integração e-commerce. Presente em mais de 47 países e líder no mercado mundial de mensageria, nós temos as melhores soluções e tecnologias para que a integração se adéque às suas necessidades e alcance os resultados que seu negócio busca. 

A Sinch oferece um pacote de soluções completas de conexões via API de canais — como WhatsApp —, plataforma de atendimento humano — como Contact Center da Sinch — e Inteligência Artificial Conversacional — com fluxos inteligentes de chatbots. Tudo isso para que seu negócio tenha a melhor experiência em integração e, consequentemente, atenda melhor o consumidor, estando presente nas principais etapas da jornada de compra, como acompanhamento de pedidos, geração de leads e FAQ conversacional

Além disso, o Bundles facilita todo o processo técnico de implementação da solução conversacional. Em pouco tempo, sua empresa tem a integração desenvolvida e concretizada pela Sinch, além de ter acesso a todas as vantagens que mencionamos neste texto. 

Quer saber mais sobre nossas soluções? Acesse nosso site e contate um de nossos especialistas. Conte com a nossa expertise para melhorar o seu relacionamento com o cliente.