Blog > APIs, Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Marketplace, Novidades, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, SMS, Tutoriais e Demos, WhatsApp

Inteligência Artificial Conversacional: como os jovens usufruem?

 
Featured Image
 

Quando você acessa um e-commerce, como você prefere realizar a sua compra? Acha melhor ir direto ao objetivo final (sem receber indicações de produtos que complementam a sua experiência) ou é receptivo(a) às recomendações e ajuda via chat por inteligência artificial conversacional?

Para entender como é a experiência de compra dos brasileiros (e, principalmente dos jovens), a Ilumeo, empresa de consultoria e data science, realizou uma pesquisa para entender a relação das pessoas com os chamados “agentes de recomendação” (máquinas ou humanos que enviam sugestões de acordo com os algoritmos). 

Neste post, iremos abordar alguns dados importantes do estudo e mostrar como a mensageria conversacional pode ser um aliado perfeito na hora de criar um relacionamento estreito e duradouro com o seu consumidor. Vamos lá?

O que os jovens pensam sobre IA (inteligência artificial)?

De uma forma geral, segundo o relatório, 80% dos consumidores brasileiros que fazem compras online aceitam a ajuda da Inteligência Artificial em tomadas de decisão. Os outros 20% afirmam que já delegam aos robôs a escolha como um todo. 

Daqueles que realizam compras com frequência via internet, 32% dizem que preferem o auxílio de máquinas artificiais.

Quando analisamos as preferências dos mais jovens (entre 18 e 24 anos), a porcentagem aumenta. Cerca de 66% acreditam que as recomendações feitas via IA são úteis e ajudam em suas decisões. 

Sobre a frequência de compras online, a pesquisa mostra que 50% dos entrevistados realizam uma vez por mês, enquanto que 27% afirmam comprar uma vez a cada 15 dias no virtual. E mais: 65% sentem-se capazes de realizar compras online sozinhos, enquanto que 52% se dizem adeptos às novas tecnologias e são um dos primeiros a testá-las. 

Esse favoritismo por parte dos mais novos tem um motivo: as gerações mais novas sempre contaram com a presença das tecnologias digitais porque já nasceram em um período em que o ambiente virtual estava consolidado. Isso permite que as interações com o universo artificial sejam feitas com maior naturalidade. Assim, fica claro do porquê eles se conectarem com soluções mais práticas e rápidas. 

Como a Inteligência Artificial Conversacional pode ajudar?

A Inteligência Artificial (IA) conversacional usufrui da tecnologia junto com a criatividade para tornar a comunicação entre humanos e sistemas cada vez melhor e eficiente. Isso pode ser feito através de um chatbot inteligente ou em aplicativos de mensagens, como WhatsApp, RCS, entre outros. 

Dessa forma, a IA Conversacional traz novas possibilidades para sua empresa se aproximar dos consumidores de uma forma inteligente e mais natural, já que ela é capaz de entender mensagens e áudios e responder em poucos segundos, entregando uma experiência rica ao usuário. 

E como isso é possível? A máquina reconhece o discurso (seja em formato de texto ou áudio), faz a interpretação, decifra diversos idiomas e responde de forma natural. 

Mas os benefícios não param por aí. Reunimos 5 motivos que comprovam como ela pode potencializar resultados nos negócios online. Confira:

Investimento a longo prazo

A IA é uma tecnologia muito recente – e as empresas que investem nesse sistema estão realizando um investimento a longo prazo.

Apesar de ainda ser uma novidade na América Latina, dados mundiais comprovam que as pessoas estão receptivas a receber esse tipo de interação em canais conversacionais. Conforme abordamos neste outro post, as organizações estão investindo em soluções de IA para, primeiro, oferecer experiências mais valiosas para, depois, trazer mais eficiência para suas operações.

Maior produtividade

Através de chatbots conversacionais, é possível atuar com mais agilidade e qualidade em uma série de processos. Isso permite que o seu time foque em tarefas que pedem maior criatividade ou trabalho em equipe. 

Foco total no usuário

Muitas vezes, o atendimento automático agrada mais os usuários do que o atendimento humano. Isso porque o consumidor recebe as respostas de suas dúvidas de forma mais rápida. 

Para desenvolver uma experiência cada vez mais completa e personalizadas, é possível desenvolver melhorias através de tecnologias de aprendizados, como o deep learning (para análises de fraudes e segurança de dados) e o machine learning (para oferecer ofertas personalizadas de acordo com as necessidades e preferência do cliente). 

Otimização

A IA conversacional é capaz de tornar o relacionamento com os usuários muito mais ágil e humano. Apesar disso, é sempre importante lembrar: ela ainda é um sistema artificial. Para que ela execute suas especialidades de forma bem estruturada, ela precisa ter regras bem definidas. 

Isso permite a otimização de processos, podendo avaliar dados e estatísticas, além de corrigir desvios e eliminar possíveis erros. 

Análise de dados complexos

Com a IA, é possível ter acesso a quantidades imensas de conjuntos  de dados complexos. E por que isso é bom? Para extrair informações úteis e criar estratégias através das análises profundas. 

Quer se aprofundar mais no assunto e descobrir como surgiu a inteligência artificial? Saiba tudo clicando aqui!  

Como a Sinch pode ajudar o seu negócio?

A Sinch é líder em comunicações personalizadas em nuvem. Isso significa que aproximamos marcas e consumidores através de nossas tecnologias que automatizam processos, reduzem custos ao seu negócio e entregam um atendimento de qualidade para seus clientes. 

E como isso é feito na prática? Nós entendemos quais são os seus principais desafios e entregamos soluções customizadas através de canais conversacionais (como SMS; WhatsApp; Apple Business Chat; RCS; Facebook Messenger; Voice e outros), baseados em inteligência artificial e chatbots. 

Nada disso precisa ser complexo. A plataforma Sinch de Inteligência Artificial Conversacional foi criada para empresas criarem chatbots sem precisar escrever códigos. Além de facilitar processos, o canal permite criar experiências aos seus consumidores com mais de 125 idiomas em texto ou voz. 

Para um resultado completo, o seu time de atendimento ou vendas consegue acompanhar as conversas em tempo real. Isso permite que a equipe assuma conversas com os usuários quando percebem que existem dúvidas mais complexas. Uma vez solucionada a questão, é possível retornar o cliente ao fluxo automatizado do chatbot. 

Nós queremos facilitar e estreitar o relacionamento da sua empresa com os seus consumidores. Quer saber como podemos ajudar? Entre em contato com os nossos especialistas!