Blog > APIs, Apple Business Chat, Chamadas de voz e vídeo, Chatbots, Facebook Messenger, Inteligência Artificial, Para Atendimento, RH e Corporativo, SMS, Transformação Digital, WhatsApp

Como o marketing conversacional pode trazer inovações ao CX?

 
Featured Image
 

Você sabe o que a Net Promoter Score tem a dizer sobre a sua empresa?

Como já explicamos neste post, o NPS mostra, através de uma pesquisa quanti-qualitativa, um panorama sobre a fidelidade dos seus clientes e revela o nível de satisfação deles com os produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece. 

É uma estratégia eficiente para mensurar a experiência do seu consumidor (e também dos seus colaboradores) para criar estratégias de fidelização, com base nos resultados obtidos. 

Hoje, nós vamos mostrar como o marketing conversacional pode contribuir para essa análise de satisfação (tanto para clientes quanto para funcionários) e revelar como a Sinch é a parceira ideal para esse trabalho. Vamos nessa? 

O que os dados dizem sobre a experiência do cliente?

Antes de começarmos a abordar as vantagens e exemplos de marketing conversacional, vamos compartilhar algumas informações interessantes sobre o universo dos negócios. 

A matéria da Forbes50 stats that prove the value of customer experience” (“50 estatísticas que provam o valor da experiência do consumidor”, em uma tradução livre) revelou insights interessantes para vendas e também para o endomarketing. São eles:

  • 84% das empresas que investem na experiência do cliente informaram um aumento na receita;
  • 73% das empresas com CX acima da média têm melhor desempenho do que seus concorrentes;
  • 96% dos clientes afirmam que o atendimento ao cliente é importante na hora de escolher uma marca para fidelização;
  • 81% das empresas enxergam na experiência do cliente um diferencial competitivo;
  • Empresas com funcionários engajados superam a concorrência em 147%.

Os números só realçam a importância de se criar estratégias eficazes para alavancar resultados, tendo a comunicação como principal aliado. Por isso, a mensageria tem tudo para contribuir para sua marca

Como trazer inovação para o NPS?

Uma empresa focada em manter o cliente satisfeito é capaz de tornar o negócio mais saudável e lucrativo a longo prazo, já que reduz o índice de churn através da retenção de clientes. Isso sem contar que conquistar um cliente novo significa investir mais em estratégias e planejamento. Ou seja: manter um bom relacionamento com seus consumidores traz inúmeras vantagens. 

O mesmo vale para fidelização dos colaboradores.

De uns anos para cá, as companhias perceberam que contar com uma força de trabalho prestativa, qualificada, eficiente e engajada faz toda a diferença no resultado final e determina o crescimento do negócio. Foi a partir daí que o conceito Employee Experience ganhou força e começou a ser aplicado dentro das empresas. Assim, a metodologia do NPS pode ser aplicada não somente para consumidores, mas também para os funcionários. 

E como tornar a abordagem mais estratégica e tecnológica? Através da inteligência artificial conversacional. Vamos mostrar alguns exemplos de marketing conversacional logo abaixo. 

Como o marketing conversacional pode ajudar?

Proporcionar boa experiência para o seu consumidor significa apostar em ferramentas que otimizam processos. No atendimento ao cliente, criar uma comunicação multicanal estratégica é o caminho para sempre transmitir mensagens relevantes e personalizadas – seja para seu consumidor ou para seu colaborador. 

Dessa forma, criar bots para automatizar processos e tornar as conversas mais flúidas sobre diferentes assuntos com seus clientes podem ser implementados em diversos canais, dentre eles estão o SMS, Chatbot e WhatsApp

SMS

O SMS é um canal extremamente eficaz para criar engajamento com o mundo. Isso porque ele possui um alcance instantâneo e universal (já que o destinatário não precisa ter internet para receber a mensagem) e com forte potencial de interação. 

Quer descobrir o nível de lealdade dos seus clientes com a sua marca? Simples perguntas como “em uma escala de 0 a 10, qual nota você daria ao nosso produto?” podem trazer insights valiosos. 

O mesmo vale para ações internas da empresa: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”.

Chatbot

Quer humanizar as conversas sem deixar de lado a otimização? O chatbot é o caminho! 

Com ele, é possível desenvolver conversas o mais próximo do real com público via chat. Em uma única plataforma, você evolui a comunicação de forma inteligente e estratégica. 

Quer solucionar dúvidas frequentes, resolver questões de logística reversa ou oferecer dicas de uso de um produto? Alie-se ao chatbot conversacional. Deseja reforçar os valores da sua empresa e criar uma comunicação mais próxima com todos os seus colaboradores? Este canal também pode te ajudar. 

WhatsApp 

O WhatsApp é o aplicativo de conversa mais famoso do mundo e tornou-se indispensável em uma era pós-2020.

Ao todo, são 2 bilhões de pessoas usando a plataforma todos os dias. Só no Brasil, são 99% da população. Toda essa potência e favoritismo revela o aplicativo como uma ferramenta perfeita para utilizar a metodologia do NPS.

Mas os benefícios não param por aí: com ele, é possível mandar mensagens aos consumidores para divulgar as novidades (desde que eles autorizem o envio de mensagens), como também agendar entrevistas e divulgar informações sobre processos seletivos, no caso do RH.

Como a Sinch pode ajudar?

A criação de um chatbot ideal conta com uma análise estratégica do seu negócio para proporcionar uma solução personalizada. Dessa forma, o ideal é contratar plataformas de inteligência artificial conversacional em empresas especializadas no assunto. 

A Sinch é líder mundial no mercado de mensageria e oferece serviços personalizados para cada marca. A solução de Inteligência Artificial Conversacional foi desenvolvida para que empresas consigam criar chatbots sem precisarem escrever uma linha de código. 

E como isso é possível? Através de modelos de atendimento pré prontos (templates). Isso garante a praticidade e agilidade para o seu time e uma experiência positiva para o seu público. 

Conte com a gente para enviar a mensagem certa na hora certa! Oferecemos uma variedade de serviços que, através do texto conversacional, aumentam o engajamento com seus clientes, duplicam as vendas online, permitindo conversões 37x maiores e notas de satisfação até 94,5% positivas. 

Para saber tudo o que podemos fazer por você, entre em contato com um de nossos especialistas.