Blog > APIs, Apple Business Chat, Chamadas de voz e vídeo, Chatbots, E-commerce e Varejo, Facebook Messenger, Instagram, Inteligência Artificial, Marketplace, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, RCS, Segurança e Fraude, SMS, Transformação Digital, WhatsApp

Marketing de relacionamento: quais as estratégias fundamentais?

 
Featured Image
 

Fatos históricos muitas vezes são responsáveis por mudar o rumo das coisas, trazendo adaptações e novas formas de convívio. Num mundo pós-2020, não seria diferente. 

A pandemia influenciou a aceleração da transformação digital, o que impulsionou muitas empresas a se aprimorarem nas demandas do mercado, agregando novas ferramentas na hora de se relacionar com os clientes. 

Nesse novo mundo, o marketing de relacionamento ganhou ainda mais força e mostrou que veio para ficar. Afinal, um dos focos dessa estratégia é a geração de demanda por meio da conversação – e num mundo em distanciamento, essa ferramenta se tornou essencial. 

Nesse formato, a interação geralmente é feita no formato de mensagens trocadas em tempo real entre o cliente e um chatbot, capaz de simular um diálogo humano, sanar as dúvidas instantaneamente e acionar a equipe humana quando for necessário. Os chats são comumente usados em canais digitais de mensagens de textos, como SMS e WhatsApp, assim como em redes sociais, como o Instagram

A teoria é essa. Mas como isso se revela na prática?

Confira a seguir um breve resumo do que se espera do mercado com essa tendência e veja como a tecnologia conversacional pode auxiliar sua marca em ações concretas. Boa leitura!

O que se espera das empresas?

Antes de abordarmos a prática, é importante mencionar como o senso de urgência (muito promovido pela transformação digital) está influenciando o comportamento dos consumidores e como isso repercute na forma como o mercado atende seus clientes. Dentre os principais pontos de atenção, estão:

  • Agilidade em solucionar dúvidas dos consumidores;
  • Comunicação próxima e linguagem humanizada – mesmo que virtual;
  • A forma como empresas interagem e causam engajamento com seu público;
  • Treinamento de equipe para que a comunicação esteja alinhada às expectativas dos consumidores.

Chatbots: o que os dados revelam?

A tendência é, cada vez mais, robôs auxiliarem em um atendimento mais eficaz na resolução de problemas e também no suporte no pós-vendas. Essa facilidade está ganhando destaque na forma como as compras estão sendo feitas. E isso quem afirma são os dados.

Recentemente, a Small Biz Genius revelou alguns insights interessantes sobre chatbots e a forma como isso está sendo inserido no dia a dia das pessoas. Dentre os principais levantamentos, estão: 

  • Hoje, 27% dos consumidores estão interessados em ferramentas de suporte de Inteligência Artificial;
  • 1,4 bilhão de pessoas estão usando chatbots;
  • Chatbots são capazes de responder 80% de perguntas consideradas padrão;
  • 64% dos internautas afirmam que o atendimento 24 horas é uma das melhores características dos chatbots;
  • Os 5 maiores países que usufruem dos chatbots são: Estados Unidos, Índia, Alemanha, Inglaterra e Brasil. 

Estratégias de relacionamento com clientes na prática

Quando se quer entregar a melhor experiência com otimização e agilidade, usufrui-se da tecnologia. No marketing de relacionamento, a estratégia é a mesma. 

Com os chatbots, além de proporcionar um atendimento mais veloz e preciso, também é possível trazer uma linguagem mais humanizada. Veja como é possível aliar-se à Inteligência Artificial em diversos setores da sua empresa:

Geração de leads e vendas

Como os bots conversacionais podem ajudar a conquistar e fidelizar clientes? 

Simples: com o atendimento personalizado, os robôs são capazes de orientar os leads a realizar alguma conversão, além de coletar e armazenar dados dos seus possíveis clientes. Isso auxilia tanto na qualificação (para entender se aquela pessoa atende aos critérios para evoluir em uma venda de produto ou serviço), como também ajuda na agilidade de compra e no oferecimento mais certeiro de produtos que atendem as necessidades da sua persona.   

Como solução, a Sinch oferece a Leads Converter. Através da integração feita via SMS ou WhatsApp, além de armazenar  os dados dos leads nos principais CRMs do mercado, os bots compilam os dados dos clientes de forma inteligente e totalmente segura. 

Engajamento da marca 

Quer proporcionar um atendimento que surpreenda e encante o consumidor final? Então invista no engajamento: ele é o melhor medidor de uma boa estratégia de marketing. 

Uma das formas que a Inteligência Artificial Conversacional pode ajudar nas interações com marcas é através da criação de questionários para conhecer melhor o seu público-alvo. Além de permitir que a sua marca ofereça produtos específicos ao cliente em potencial, esta é uma ótima tática para entender o perfil dos usuários e coletar informações que podem ser usadas em futuras estratégias de marketing. 

Bots e engajamento são a dupla perfeita para empresas que desejam automatizar o marketing digital na estratégia da marca e entrar em contato com consumidores de forma muito mais efetiva, proporcionando um atendimento encantador e aumentando as possibilidades de realizar mais vendas. 

Suporte ao cliente

Quando falamos sobre atendimento digital, o marketing conversacional pode ser uma ótima aliada na hora de reduzir experiências negativas de suporte ao cliente. 

Geralmente, a criação de uma FAQ (Perguntas e Respostas Frequentes) pode resolver essa questão. Mas quando aliada aos chatbots, essa estratégia alavanca pontos no futuro. 

Isso porque o chat ao vivo tem a segunda maior taxa de satisfação do cliente (85%), ficando atrás somente do suporte por telefone (91%). Além disso, 51% dos consumidores são mais propensos a ficar ou comprar novamente de uma empresa se ela oferecer suporte por chat ao vivo. 

Pensando nisso, a Sinch oferece um sistema completo de FAQ para você oferecer uma experiência  que atenda a toda a jornada de atendimento ao seu cliente. 

Nesta solução, integramos os principais produtos em 3 passos principais:

  1. A escolha de um canal para integração da API: WhatsApp ou WebChat;
  2. A conexão do nosso chatbot ao canal escolhido para o atendimento automatizado;
  3. A integração do call center conversacional à sua equipe de atendimento, através do Contact Pro, para demandas específicas.

Esse pacote é criado com o apoio de um escopo muito bem definido, construído juntamente com a marca, para se criar a melhor comunicação com o consumidor final. Muita mais flexibilidade, simplicidade e facilidade à sua empresa. 

Quer conhecer detalhes de tudo que a Sinch pode oferecer à sua companhia? Então entre em contato conosco! Somos líderes do mercado de mensageria e nossa principal missão é oferecer soluções de engajamento personalizadas para empresas. Contamos com suporte de diversos canais oficiais, dos quais somos parceiros, e realizamos a integração de APIs em múltiplos canais e com uma interface amigável