Blog >

Como as mensagens móveis podem ser o diferencial do seu negócio?

 
Como as mensagens móveis podem ser o diferencial do seu negócio?
 

Já dizia o “pai do marketing contemporâneo”, Philip Kotler, que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um antigo. Por isso, toda e qualquer estratégia de fidelização do cliente é mais que bem-vinda, e é nesse contexto que entram as mensagens móveis.

A possibilidade de utilizar o SMS e mensagens no WhatsApp para criar um ponto de contato com o seu cliente são muitas. Você pode utilizá-las tanto como um canal de ofertas, enviando as promoções ou promovendo uma queima de estoque para clientes que podem estar interessados, como efetivamente fechar negócios, com recursos especiais como o Whatsapp Business que além de automatizar as mensagens para promover uma experiência mais amigável de atendimento, oferece a possibilidade de criar catálogo e links para pagamento.

Mas além destas, temos também uma estratégia muito importante que é a de fidelização do cliente por meio de mensagens móveis de pós-venda. Aquelas que podem ser de agradecimento, de retorno de feedbacks e até para datas sazonais e comemorativas. 

O importante é entender que essa conversa com quem acabou de comprar um produto ou serviço da sua marca é um passo a mais, e com certeza supera as expectativas da pessoa que acabou de realizar a primeira compra com você. 

Essa boa impressão pode impactar nas próximas tomadas de decisão, além de beneficiar o branding da sua empresa e gerar o famoso marketing boca a boca, uma vez que boas experiências sempre geram comentários positivos e recomendações para outras pessoas.

Ou seja, estimular a continuidade do relacionamento com a sua marca não deve ser levado como uma ação simples, e sim como uma estratégia crucial para gerar bons resultados de fidelização do seu cliente.

Separamos algumas dicas para você começar a usar mensagens móveis na sua empresa, confira:

#1 Antes de começar a disparar mensagens móveis, atenção à LGPD

A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil que está em vigor desde 2020. Ela estabelece regras que dizem respeito à coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento. Por isso, antes de utilizar as mensagens móveis como estratégia da sua marca, esteja atento às políticas e boas práticas de coleta e consentimento de dados. 

É de extrema importância que a sua empresa esteja alinhada com essa Lei, uma vez que ao promover boas políticas de uso de informações cedidas pelos seus clientes, sua marca sai ganhando muito mais, principalmente considerando o fato de que eles estão realmente interessados no que você tem a dizer.

#2 Não sabe por onde começar? Que tal no “depois”?

Seu cliente pesquisou muito antes de decidir que a sua marca seria a eleita. Fatores como preço, atendimento e variedade foram levados à sério até o fechamento da compra, por isso, se você ainda não sabe por onde começar nas mensagens móveis, o pós é o momento certo para iniciar essa conversa.

Mensagens simples de agradecimento por se tornar um novo cliente são simples e podem ser uma surpresa agradável para quem acabou de adquirir seu produto ou serviço. Você pode personalizar a mensagem pelo nome do cliente, agradecendo pela compra e desejando um bom dia depois. 

#3 Se faça presente: datas comemorativas e sazonais

Além de iniciar o relacionamento com o seu cliente, as mensagens móveis também são ótimos recursos de impactar seu cliente em datas comemorativas como aniversário e as sazonais importantes para o seu negócio, como dia das mães, natal, entre outras. 

Neste contexto, a mensagem pode vir junto com um oferecimento de cupom de desconto ou uma breve seleção de produtos, basta entender como você vai querer impactá-lo. O importante é entender se faz sentido ou não enviar mensagens promocionais nestas datas. Lembre-se: quanto mais customizada for a experiência do seu consumidor com a sua marca, melhor. 

Você pode até aproveitar esse canal de relacionamento e promover pesquisas de satisfação e até de perfil, para entender como ele prefere receber o que você pode oferecer. Deste modo, sua empresa utiliza melhor os dados coletados e seus clientes têm a melhor experiência possível.

Todos estes tipos de mensagens móveis podem ser o início de muitas outras que acompanharão a jornada de compra do cliente com você. Sua equipe pode adquirir uma boa ferramenta que possa automatizar e se manter disponível para atendimentos e soluções, como é o caso da Sinch, por exemplo.

Com essa plataforma, você tem a possibilidade de configurar mensagens automáticas e enviar em tempo real para interagir com clientes com mais agilidade. Além disso, você também pode usar a plataforma com WhatsApp para:

Aumentar a presença de clientes

Ao permitir que seus clientes agendem e confirmem horários pelo WhatsApp Business, você reduz custos com clientes que não comparecem, remanejando a agenda e otimizando atendimentos que gerem lucro.

Melhorar suas vendas

O envio de mensagens pelo WhatsApp reduz em até 35% o abandono de carrinhos de compra. Uma simples mensagem lembrando os clientes de finalizar sua compra pode fazer toda a diferença nos resultados da sua empresa.

Manter seus clientes encantados

Evolua as interações com seus clientes informando atualizações de status de forma personalizada e surpreenda com experiências positivas. Dessa forma, utilizando o WhatsApp Business você fideliza mais clientes e reduz a rotatividade.

Acompanhar a satisfação dos seus clientes

Quer deixar seus clientes mais satisfeitos? Permita que eles entrem em contato com você 24/7 e responda de forma automática. Explore diferentes formatos de mídia (texto, vídeo, imagem ou pdf) para enriquecer a experiência e incentivar pesquisas de satisfação.

Se interessou por essas possibilidades? Confira tudo o que a Sinch pode te oferecer com a otimização de envio de SMS!