Blog >

O que é Inteligência Artificial Conversacional?

 
Featured Image
 

Escrito por

Scott Bailey
Desenvolvedor Principal da Web
Sinch UK

25/11/2020, 1 minuto lido

Resumo:

Você já deve ter interagido com um chatbot menu recebendo respostas básicas depois de digitar o comando exato para receber uma resposta adequada, certo? Esse tipo de chatbot não pode ser considerado Inteligência Artificial Conversacional porque eles não usam NLP (Processamento de Linguagem Neural) ou machine learning para melhorar a interação com o tempo. Ou seja: a experiência do usuário é ruim, mesmo através de um bom canal de comunicação, como o WhatsApp.

 

Os chatbots com Inteligência Artificial Conversacional fazem o processo de linguagem natural, entendendo as mensagens ou os áudios enviados e respondem naturalmente em poucos segundos, entregando uma melhor experiência para o usuário no canal em que ele quiser ser atendido.

 

Inteligência Artificial (IA) conversacional é a união de tecnologia e criatividade para permitir que sistemas e humanos se comuniquem cada vez melhor, seja através de um chatbot inteligente ou em um aplicativo de mensagens, como Whatsapp, Apple Business Chat, RCS, entre outras diversas opções.

A tecnologia e a comunicação estão em constante evolução, as conversas entre empresas e clientes no início do século XX aconteciam apenas pessoalmente, até passarem a ser intermediadas pelo telefone, depois e-mails, SMSs, chats. Hoje, elas acontecem ao vivo por texto, voz ou vídeo em aparelhos como celulares e tablets, evoluindo as formas de se comunicar e reduzindo ruídos entre o clientes e empresas.

A IA Conversacional oferece novas possibilidades para a sua empresa se aproximar dos seus clientes, porque permite que uma pessoa converse com uma máquina de forma fluida, similar a uma conversa entre humanos e com um grau de entendimento muito avançado porque a máquina reconhece o discurso (texto ou áudio), faz a interpretação, decifra diferentes idiomas e responde de forma humanizada.

Como Inteligência Artificial Conversacional pode ser aplicado na sua empresa?

 

Especialmente em 2020 com o distanciamento social provocado pela COVID-19, a busca das marcas por novos canais têm sido cada vez maior, principalmente por aqueles  que entreguem um atendimento escalável com alto padrão de comunicação, menor risco de segurança e amplo alcance com o seu público. A IA Conversacional pode ser aplicada de diferentes formas garantindo qualidade, entrega e personalização em canais que os seus clientes já usam diariamente, como por exemplo no Whatsapp, Messenger (Facebook) ou até mesmo no chatbot do site da sua empresa.

Você já deve ter interagido com um chatbot menu com respostas básicas em que o usuário precisa digitar o comando exato para receber uma resposta adequada, certo? Esse tipo de chatbot não pode ser considerado IA Conversacional porque eles não usam NLP (Processamento de Linguagem Neural) ou machine learning para melhorar a interação com o tempo. Ou seja: a experiência do usuário é ruim, mesmo através de um bom canal de comunicação, como o WhatsApp.

Os chatbots com Inteligência Artificial Conversacional fazem o processo de linguagem natural, entendendo as mensagens ou os áudios enviados e respondem naturalmente em poucos segundos, entregando uma melhor experiência para o usuário no canal em que ele quiser ser atendido.

A inteligência artificial pode otimizar o seu atendimento ao cliente em diferentes momentos:

  • nas vendas da sua loja,
  • na nutrição dos seus leads,
  • nos agendamentos de serviço,
  • nos cancelamentos e trocas do seu e-commerce,
  • na realização de pesquisas de satisfação

São diversas soluções (templates ou modelos pré configurados de fluxo de automação) para garantir que o seu cliente tenha as respostas que busca com uma experiência cada vez mais rica.

Exemplo de chatbot inteligente interpretando a mensagem do cliente. 

Como criar e manter chatbots com IA Conversacional?

A Sinch é líder em comunicações personalizadas em nuvem, desenhadas para aproximar as marcas de seus consumidores, com tecnologia capaz de automatizar processos, reduzir custos, e claro, entregar um atendimento de qualidade para seus clientes.

Por meio de canais conversacionais (como SMS, WhatsApp, Apple Business Chat, RCS, Facebook Messenger, Voice e outros)  baseados em inteligência artificial e chatbots, entendemos os desafios os nossos clientes e entregamos soluções customizadas para seus desafios.

A plataforma Sinch de Inteligência Artificial Conversacional é pensada para que as empresas consigam criar chatbots sem precisar escrever uma linha de código, garantindo a experiência para os seus clientes em mais de 125 idiomas em texto ou voz. E além disso, o seu time de atendimento ou vendas pode acompanhar as conversas em tempo real para quando necessário assumir, as conversas com os seus clientes e responder perguntas mais complexas. Uma vez solucionada a questão, retornam os clientes para o fluxo automatizado do chatbot.

Escrito por

Scott Bailey
Desenvolvedor Principal da Web
Sinch UK

25/11/2020, 1 minuto lido