Blog > APIs, Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Marketplace, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, SMS, Transformação Digital, WhatsApp

Plano de negócios: 9 passos essenciais para aplicar na estratégia

 
Featured Image
 

O número de empreendedores no Brasil está aumentando cada vez mais. 

Em 2020, acredita-se que 1/4 da população adulta no país esteve envolvida na abertura de um novo negócio ou empreendimento. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora, considerada a maior da área em relação ao estudo contínuo sobre a dinâmica. 

Já em 2021, segundo um levantamento feito pelo Sebrae, nos 6 primeiros meses do ano foram abertos cerca de 2,1 milhões de negócios. Isso revela um aumento de 35% em comparação ao mesmo período em 2015. 

Essa alta demanda mostra uma possível tendência de comportamento nos próximos anos, mas é importante ter conhecimento que abrir um negócio é muito desafiador porque exige que o empreendedor tenha uma visão geral de todos os processos e áreas. E quando esse controle está nas mãos de micro e pequenas empresas, essa missão pode ser ainda mais difícil. 

Enquanto médias e grandes empresas têm áreas específicas e verbas destinadas a diversos setores, os empresários com negócios menores precisam encontrar formas de manter a competitividade em alta e conquistar novos clientes. 

Se esse é o seu caso, vamos mostrar passos essenciais para serem aplicados na sua estratégia. 

Abri minha empresa: quais os primeiros passos a seguir?

Com tantos estímulos virtuais, um erro comum entre as pessoas é acreditar que a trilha do sucesso é seguir tendências no universo virtual. Se você deseja que sua empresa vigore no varejo digital, você precisa investir em um bom planejamento estratégico.

Nessa jornada, começar pelo plano de negócio é um ótimo início.

Plano de negócios: quais os passos essenciais? 

Criar uma estratégia de como o seu negócio vai funcionar na prática é uma ótima forma de começar uma empresa. Isso porque ele estuda a viabilidade do projeto como um todo, olhando para todos os setores (como operações, logística, financeiro e recursos humanos).

Esse olhar é extremamente necessário para você conseguir enxergar quais processos demandam mais atenção naquele momento, além de permitir a criação de estratégias para o futuro. 

Aqui, a chamada metodologia Canvas pode contribuir nesse entendimento dos processos. 

Metodologia Canvas

Criado pelo suíço Alex Osterwalder nos anos 2000, esse modelo ajuda empreendedores a compreenderem de forma detalhada os principais pilares que sustentam a sua empresa. 

O projeto é um passo a passo estratégico dos principais processos que auxilia o (a) empresário (a) a entender o universo do seu negócio. São resumidos em 9 etapas:

  1. Parcerias

Quais parceiros e/ou fornecedores ajudam a manter a sua marca funcionando? 

  1. Atividades

Quais são as atividades e ações principais? 

  1. Recursos

De quais recursos sua marca precisa para realizar a atividade principal?

  1. Proposta de valor

O que a sua empresa oferece ao mercado gera valor ao consumidor final?

  1. Relacionamento com clientes

De que forma a sua marca vai se comunicar com os consumidores?

  1. Canais de atendimento e comunicação

Aqui é definido quais canais serão usados para conversar com o seu cliente, como WhatsApp, SMS, e-commerce, redes sociais, entre outros. 

  1. Segmentos de clientes

Qual o público-alvo do seu negócio? 

  1. Estrutura de custos 

Nessa etapa, é definido os principais custos envolvidos para a manutenção do negócio.

  1. Fontes de receita

De que forma a sua empresa vai ter fontes de rendimentos? 

Responder esses passos é essencial para que você visualize com clareza o seu empreendimento e tome decisões com mais segurança. 

Mas o planejamento não para por aí. Confira abaixo outra estratégia essencial para se manter sempre atualizada no seu escopo.

Plano de comunicação: uma estratégia que dá certo

Criar um plano de comunicação também é primordial. Afinal, ele funciona como um guia que orienta diversas ações comunicacionais que ajudam a empresa a alcançar objetivos. 

Nesse arquivo, geralmente feito pela equipe de marketing, a intenção é alinhar qual o tom de voz da empresa, entender o momento atual da companhia, traçar metas para o futuro e transmitir a sua imagem (e comunicação) de forma coesa e alinhada em diversos setores. 

Quer um exemplo na prática de como esse arquivo é importante? Na hora de criar a FAQ, entender como a sua empresa se comunica é essencial definir a melhor linguagem a ser usada na hora de falar com o seu consumidor. 

E qual a ligação disso com IA Conversacional?

Ao contrário do que muitos pensam, a Inteligência Artificial Conversacional pode ser uma ótima ferramenta para otimizar processos de comunicação. 

Também conhecidos como chatbots, os bots conversacionais auxiliam em um melhor atendimento ao cliente. Existem 2 tipos:

Baseado em regras

Essa é uma versão mais simples do software. Através de respostas pré-estabelecidas, esse bot é capaz de responder várias demandas ao mesmo tempo. 

No SAC digital, o robô é ideal para otimizar o atendimento ao cliente através de respostas pré-estabelecidas, como a FAQ. 

Baseado em Inteligência Artificial Conversacional

O objetivo de qualquer empresa é alcançar resultados cada vez maiores e crescer. Em algum momento, você vai perceber a necessidade de um atendimento mais otimizado – e é aqui que a IA Conversacional pode ajudar!

Isso porque, através dela, é possível construir respostas baseadas em um diálogo. 

Com o Processamento de Linguagem Natural (PLN), o bot consegue identificar e interpretar os questionamentos do cliente através da identificação de palavras-chave usadas pelo consumidor e encontrar respostas corretas em um banco de dados. 

Nessa estratégia, o primeiro passo é escolher quais canais conversacionais serão usados para essa implementação do chatbot, como SMS, WhatsApp, Chat Virtual, entre outros. E sabe qual a melhor forma de descobrir qual plataforma é ideal para sua marca? Conhecendo a sua persona!

Dentre os diversos benefícios que essa otimização traz, os principais são:

  • Atendimento personalizado e rápido;
  • Possibilidade de se conectar com um atendente humano (através do Contact Center);
  • Maior agilidade e segurança para você e seu cliente.

Quer saber mais detalhes de como isso funciona? Clique aqui e saiba mais!