Blog > APIs, Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Marketplace, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, Segurança e Fraude, SMS, Transformação Digital, WhatsApp

Por que usar canais conversacionais nessa Black Friday?

 
Featured Image
 

A época da Black Friday é uma das temporadas mais esperadas do ano por muitos varejistas e consumidores. A data ganhou força nos Estados Unidos na década de 80, mas aqui no Brasil, esse movimento teve início somente em 2010. 

Apesar de recente, o sucesso já é enorme: segundo dados da Ebit Nielsen, em 2019, o país faturou R$ 3,2 bilhões na Black Friday. Nessa época, a área de Inteligência de Mercado da Globo estimava que, em 2020, 29% pretendiam realizar suas compras 100% de forma online

Dois anos e uma pandemia depois, a expectativa é que as compras virtuais sejam as protagonistas dos faturamentos. 

Por isso, preparar-se para esse evento é extremamente necessário para que a sua empresa garanta a melhor e mais segura experiência aos consumidores. 

Os canais conversacionais e a inovação

Muito mais do que investir em marketing, ter um olhar atento na infraestrutura de tecnologia do seu e-commerce é fundamental para garantir bons resultados. E nessa hora, a Inteligência Artificial Conversacional pode ajudar muito!

Isso porque a tecnologia consegue traduzir a linguagem das máquinas para a linguagem utilizada pelos humanos através  do processamento de linguagem natural.

Nessa trajetória, os chatbots podem ser um ótimo caminho para se seguir, já que são softwares que simulam uma interação com pessoas através de mensagens de textos. Afinal, se a sua empresa deseja falar a mesma língua da inovação, apostar na tecnologia em canais conversacionais pode ser um diferencial no aumento das vendas na Black Friday. 

Isso porque os robôs conversacionais reduzem drasticamente os custos de mão-de-obra, já que automatizam grande parte dos serviços ao cliente. 

Os consumidores desejam respostas rápidas, principalmente quando o assunto envolve compras online. Em períodos de alta temporada, oferecer um atendimento ágil e eficaz através de WhatsApp API Business e SMS pode contribuir para você realizar ainda mais vendas. 

WhatsApp API Business

O WhatsApp é um dos canais mais utilizados no mundo. No Brasil, o seu protagonismo é bem alto: são quase 99% de acessos via celular.

Logo, estar onde a maioria dos seus clientes estão é uma estratégia essencial. A versão API aprimora ainda mais essa comunicação com os seus consumidores, já que permite que a sua empresa esteja presente no canal mais utilizado pelos seus consumidores e acelera o atendimento de forma rápida e encaminha o consumidor para um atendimento humano, caso seja necessário. 

Mas as vantagens não param por aí. Neste canal, os bots conversacionais permitem:

  • Personalizar diálogos e utilizar linguagem mais adequada ao seu público;
  • Estar sempre disponível para atender o seu cliente;
  • Investir em um relacionamento próximo;
  • Envio de conteúdo personalizado e multimídia.

Quer saber mais sobre as melhores estratégias e práticas para se usar no WhatsApp API Business? Então clique aqui

SMS

Utilizar-se do SMS como um canal estratégico de comunicação com o seu consumidor pode ser uma ótima estratégia. Um levantamento feito pela Sinch feito com 2800 entrevistados mostrou que 90% utilizam o SMS como meio favorito de troca de mensagens. Além disso, segundo a ConnectMogul, a taxa de abertura de um SMS pode chegar a 97%. 

Os maiores benefícios que essa plataforma proporciona são:

  • Alta taxa de abertura;
  • Baixo custo;
  • Agilidade no disparo de mensagens;
  • Maior alcance de pessoas;
  • Envio de mensagens sem a necessidade de internet.  

Ainda está na dúvida de qual o melhor canal para sua empresa? Clique aqui e saiba mais sobre a diferença entre WhatsApp e SMS. 

Chatbots

Segundo um estudo global feito pela Grand View Research (empresa de consultoria e pesquisa de mercado, sediada na Índia e nos EUA), a implementação de chatbots é capaz de automatizar cerca de 35% das tarefas realizadas por um indivíduo, o que resulta em enormes economias no período de um ano. 

Ainda sobre a pesquisa, a companhia afirma que, até 2025, o mercado de chatbots tem previsão de crescimento de 24% por ano, o que significa uma receita em torno de US $1,23 bilhão no período. Mas por que ele é tão eficaz?

Independente do canal conversacional escolhido, a implementação de APIs traz diversos benefícios às companhias, mas podemos citar os principais deles:

  • Automação e agilidade no atendimento ao cliente;
  • Acompanhamento de status de solicitações;
  • Geração de leads;
  • Operação de vendas;
  • Segurança de dados. 

6 motivos para usar bots na Black Friday

Ainda tem dúvidas de como a tecnologia conversacional pode ajudar a sua marca? Reunimos aqui os principais motivos que comprovam a importância dele nas vendas, principalmente em períodos de alta temporada como a Black Friday. 

1. Resposta automática

Crie uma FAQ com as dúvidas mais comuns dos seus consumidores para que os chatbots reconheçam essas perguntas e respondam facilmente sem que haja a necessidade da interação de um colaborador. Além de agilizar o tempo, isso reduz os custos do departamento de atendimento ao cliente, já que sua equipe fica focada em demandas que exijam mais atenção e dedicação. 

2. Atendimento próximo com seu consumidor

Desenvolver uma relação próxima e falar a língua do seu cliente é fundamental para estreitar laços com ele – principalmente em altas temporadas. Com a tecnologia conversacional, é possível proporcionar essa experiência utilizando o Processamento de Linguagem Natural. 

Através dele, você aprimora a comunicação dos bots com seu consumidor, tornando-a mais próxima, sem deixar de lado a otimização que a inteligência artificial oferece. 

3. Disponibilidade em tempo integral

Períodos de alta procura como a Black Friday demandam um acompanhamento integral e disponível 100% do tempo. Com os chatbots, isso é possível!

Com eles, é possível oferecer um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana. E o melhor: sem deslocar a sua equipe para solucionar questões simples que podem ser facilmente resolvidas por um bot. 

4. Sua empresa inserida na Transformação Digital

Os chatbots são sinônimos de inovação porque melhoram processos através da automação. Mas, mais do que isso, eles são importantes ferramentas para empresas que investem cada vez mais na Transformação Digital de suas marcas e se preocupam em proporcionar uma experiência encantadora. 

Em um mundo pós-2020, em que muitas empresas estão apostando cada vez mais na tecnologia e na inteligência artificial para conquistar clientes, investir na tecnologia conversacional pode resultar em mais lucratividade ao seu negócio.  

5. Redução de custos 

O baixo custo da implementação da tecnologia e o alto retorno financeiro é um dos grandes diferenciais competitivos dos chatbots. 

6. Experiência completa e segura

Contar com empresas especializadas em mensageria e com certificação de segurança é o primeiro passo para oferecer uma experiência segura e completa para sua marca e seus consumidores. 

Conte com quem entende do assunto

A Sinch é líder no mercado de mensageria móvel e com escritórios espalhados por todo o mundo. 

Temos a seriedade e comprometimento em oferecer sempre a melhor solução personalizada aos nossos clientes. Possuímos a certificação ISO 2700, cuja sigla é uma norma certificável que comprova que a Sinch cumpre os requisitos do International Organization for Standardization (ISO) para gestão da segurança da informação. 

Isso significa que conseguimos entregar mensagens em larga escala com a garantia da segurança de dados, algo crucial em um mundo cibernético.  

Quer entender como as soluções Sinch podem ajudar o seu negócio na Black Friday? Ainda dá tempo: acesse o nosso site e converse com um de nossos especialistas para ver tudo o que podemos fazer por você!