Blog > SMS

SMS Marketing: como encontrar o provedor ideal?

 
SMS Marketing: como encontrar o provedor ideal?
 

Já imaginou se a sua empresa tivesse acesso a uma plataforma com alcance mundial, baixo custo e sem a necessidade de internet para se comunicar com os clientes? Assim é o SMSShort Message Service. Por isso, ele é um dos canais conversacionais mais vantajosos para envio de SMS marketing, vendas e, até mesmo, pesquisas de satisfação. 

Para implementá-lo como estratégia de marketing em sua empresa, é importante que algumas práticas sejam feitas, além de escolher um provedor eficiente e confiável para a realização dos disparos. 

Pensando nisso, preparamos este texto com as principais informações sobre o SMS marketing, uma maneira eficaz de enviar campanhas aos consumidores e, consequentemente, alavancar as vendas. Quer descobrir tudo sobre essa estratégia? Acompanhe este artigo!

Por que melhorar a comunicação com o seu cliente? 

Antes de entrarmos no universo do SMS marketing, é importante apontarmos a importância de estar próximo do seu cliente e manter um diálogo saudável com ele. Um levantamento realizado pela SuperOffice mostrou que 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais para ter uma experiência melhor. 

Além disso, 49% deles afirmam ter feito uma compra por impulso após ter recebido um atendimento mais personalizado. Dados como estes colocam em evidência a importância de se investir em um bom relacionamento com os consumidores

A tendência é que até 2022, a experiência do consumidor seja a maior prioridade das empresas, já que estão cada vez mais claras as vantagens de colocar o cliente como foco principal. 

Mas, é possível que você se pergunte: como a comunicação afeta a experiência do cliente? Na realidade, ela está diretamente ligada a isso. Um bom diálogo com o seu consumidor, pode transformar a forma como ele enxerga, consome e divulga a sua empresa. 

Por isso, usar um canal conversacional — SMS ou WhatsApp, por exemplo — para aproximar-se do cliente e construir um relacionamento é fundamental. Dentre os pontos positivos do uso dessa ferramenta para melhorar o customer experience, estão: 

  • Oferecer um bom atendimento, tanto durante o momento da compra, quanto no pós-venda; 
  • Conhecer melhor o cliente e suas necessidades, assim é possível aprimorar os produtos e serviços oferecidos; 
  • Aprimorar o tom e voz utilizado com o consumidor, para tornar a comunicação ainda mais efetiva e prazerosa; 
  • Mais chances de fazer com que o cliente fidelize e, consequentemente, divulgue a marca. 

Portanto, usar os meios de comunicação para cativar clientes é o caminho para alcançar melhores resultados

Quais as boas práticas na hora de disparar o SMS Marketing?

O uso do SMS marketing em uma empresa tem como objetivo principal promover as vendas e captar clientes. Uma vez que você conhece as dores e desejos da sua persona e sabe a linguagem que deve ser usada para atraí-la, você usa o SMS para gerar leads e nutri-los com conteúdos relevantes. 

Para isso, é essencial que você saiba usar o CTA — Call To Action — corretamente. Essa técnica nada mais é que uma chamada para o cliente interagir com a sua mensagem, seja para direcioná-lo a um produto, finalizar uma compra ou usar um cupom de desconto. 

Além disso, existem algumas boas práticas que devem ser seguidas para você ter o melhor diálogo possível com o consumidor, são elas: 

  • Opt-in: é a autorização dada pelo cliente para receber as mensagens enviadas pela empresa.
  • Opt-out: da mesma forma que existe a opção de aceitar o recebimento das mensagens, há também a função de solicitar o cancelamento dos envios. Não seguir essa prática pode gerar multas de R$450 a R$6 milhões. 
  • Tamanho da mensagem: o ideal é que as mensagens de texto contenham até 160 caracteres — sendo objetivas e rápidas de serem lidas. No caso de SMS marketing, esse número pode chegar a 140 caracteres, já que deve conter uma opção de suspender o recebimento dos conteúdos da marca. 
  • Identificação: para melhorar o relacionamento com o cliente, é importante que você passe segurança para ele. Para isso, ao invés de usar um short number, utilize o nome da empresa como remetente, por exemplo. 

Ao seguir esses passos, você conseguirá desenvolver mensagens de texto que não causem um efeito negativo no cliente e, consequentemente, façam com que ele cancele o recebimento das mensagens ou, até mesmo, se torne um detrator da marca. 

Quais as vantagens do SMS Marketing? 

Além dos benefícios que citamos no início deste texto, existem vários outros que irão lhe convencer a adotar o SMS marketing quanto antes em sua empresa. Confira os principais a seguir!

  • Alta taxa de abertura: de acordo com os dados divulgados pelo ConnectMogul, a taxa de abertura de um SMS pode chegar a 97%, diferentemente do e-mail marketing, que alcança a marca de 22%.
  • Baixo custo: Imagine que a sua empresa precisa realizar o envio de um cupom de desconto. É muito mais rápido, barato e efetivo realizar o disparo de um SMS, do que mobilizar toda a equipe para fazer essa divulgação. 
  • Maiores resultados: quando se trata de uma campanha de marketing, o principal objetivo é fazer com que o público receba esse conteúdo e leia, certo? Quando se trata de SMS, 90% dos usuários abrem as mensagens e as leem em até 3 minutos.
  • Envio em larga escala: Diferentemente do WhatsApp e e-mail, este canal possibilita o envio massivo de mensagens sem ter problemas de espera ou latência. 

Por que a Sinch é o provedor ideal de SMS Marketing?

Para usar o SMS como ferramenta de marketing em sua empresa e alcançar grandes resultados, é essencial poder contar com um provedor que ofereça uma alta variedade de APIs, esteja ligado a diversos data centers, tenha certificação ISO27001 — para a segurança dos dados — e entregue em larga escala

Tudo isso a Sinch, empresa líder mundial no mercado de mensageria, oferece com excelência, já que temos parceria com as melhores operadoras do mundo e assim, conseguimos distribuir as mensagens para qualquer celular do mundo em até um segundo. 

Além disso, conseguimos unir as vantagens do SMS a outras tecnologias como a inteligência artificial conversacional, capaz de otimizar o processo de diálogo com o cliente e automatizá-lo. 

Para saber mais sobre as soluções Sinch, acesse nosso site e entre em contato com a equipe de especialistas!