Blog > SMS

SMS ou WhatsApp: qual o melhor canal para a sua empresa?

 
SMS ou WhatsApp: qual o melhor canal para a sua empresa?
 

Cada vez mais a experiência do cliente é um dos principais pilares para que uma empresa faça sucesso e se consolide. Dados do SuperOffice mostram que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor. Isso ressalta a necessidade de colocar o cliente em primeiro lugar e, para isso, algumas ferramentas podem ser utilizadas, como o WhatsApp e SMS. 

Canais de mensagens rápidas são uma excelente solução para melhorar o relacionamento com o cliente, realizar campanhas de marketing, facilitar o atendimento e as vendas. Mas, é provável que você se pergunte: qual o melhor canal para a minha empresa? 

Para sanar essa dúvida, preparamos este texto com as principais informações sobre o SMS e WhatsApp e quais benefícios eles podem trazer para o seu negócio. Confira a seguir!

Por que usar o SMS e WhatsApp em sua empresa? 

Para uma empresa trilhar o caminho do sucesso, é essencial que ela marque presença nos meios de comunicação utilizados pelos seus clientes. Por isso, o SMS e o WhatsApp são ferramentas tão importantes para as marcas, já que a maioria dos clientes as utilizam diariamente. 

Para você ter uma ideia da grandiosidade desses canais, separamos alguns dados: 

  • Uma pesquisa realizada pela Statista mostrou que 87% das pessoas utilizam aplicativos de mensagem;
  • Além de ser o aplicativo de mensagem mais baixado no Brasil, 92% das pessoas que fizeram o download do WhatsApp, usam ele todos os dias; 
  • Um levantamento feito pela Sinch com 2800 entrevistados apontou que 90% dos respondentes têm o SMS como meio favorito para troca de mensagens; 
  • Em campanhas de marketing, a conversão pelo WhatsApp é 30x maior que no SMS; e
  • 90% das pessoas abrem um SMS em até 3 minutos, já um e-mail, leva até 90 minutos para ser aberto.  

Agora, sabemos que os dois podem ser vantajosos, certo? Então, como escolher o melhor para a sua empresa? Antes de lhe ajudarmos com isso, é importante que você entenda os tipos de WhatsApp que existem e as funções de cada um deles. 

Quais as diferenças entre WhatsApp convencional, Business e API?

Com tantas pessoas utilizando o aplicativo, é normal que muitos usufruam dessa ferramenta para conversas pessoais, comunicação no trabalho e interação com clientes. 

Assim como em qualquer negócio, quando as demandas aumentam, tem-se a necessidade de criar funcionalidades para facilitar a experiência do usuário. Dessa forma, surgiram novas versões do WhatsApp. As principais diferenças de cada uma são:

WhatsApp Convencional

A versão mais popular foi criada em 2009 e oferece uma comunicação rápida, fácil e objetiva em todos os cantos do mundo. Nela, o usuário tem acesso aos seguintes recursos:

  • Envio de mensagens (texto, áudio e vídeo);
  • Chamadas de voz e vídeo;
  • Compartilhamento de documentos;
  • Acesso via web (WhatsApp Web);
  • Criação de grupos e linha de transmissão; e
  • Publicação de status. 

WhatsApp Business

O fácil acesso e aceitação do público fez com que muitas empresas utilizassem a plataforma para enviar mensagens para seus clientes e, até mesmo, realizar vendas. Isso fez com que o WhatsApp criasse a sua versão business, perfeita para empreendedores de micro, pequenas e médias empresas. 

Segundo o WhatsApp Empresa, esse modelo “facilita a interação com os clientes e oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens”. Vale lembrar que essa versão também é gratuita e está disponível para Android e iPhone

WhatsApp Business API

A solução anterior ajudou muitos empresários, mas faltou abraçar de forma eficaz as grandes empresas. Por esse motivo, criou-se o WhatsApp Business API (ou WhatsApp Business Solution), que permite o envio automatizado de mensagens para um grande volume de pessoas. Essa função pode ser feita por meio de uma inteligência artificial, como um chatbot. Além deste benefício, a empresa usufrui também de: 

  • Verificação da conta; 
  • Sem risco de infratores; 
  • Diversos tipos de botões;
  • Serviço de companhia telefônica; 
  • Integrações back-end; 
  • Possibilidade de multiagentes. 

Qual o ideal para a sua empresa?

Como mencionamos anteriormente, estar próximo do seu cliente através dos canais de mensagem digital é fundamental para o crescimento do negócio. Atualmente, o consumidor pede uma presença multicanal, e as empresas devem atender esse chamado. 

Com isso, seja qual for o meio — SMS ou WhatsApp — é importante que os alie a outras tecnologias que otimizam ainda mais o serviço de SAC, as campanhas de marketing e vendas, como a inteligência artificial conversacional. 

Com essa tecnologia, você automatiza a comunicação, além de torná-la mais rápida, eficiente e assertiva. Dados levantados pela Sinch mostram que a relação dos consumidores com esse tipo de chatbot é extremamente positiva — 3 em cada 4 entrevistados aprovam. 

Além disso, é fundamental que você analise e entenda como a sua persona se comporta e qual o canal conversacional que ela mais utiliza. Assim, você consegue fazer uma escolha mais assertiva entre as opções de plataformas de mensagem. 

Outro ponto importante para se questionar é o intuito da empresa com o SMS ou WhatsApp, já que dependendo da forma de uso, um pode ser mais vantajoso do que o outro. 

A partir dos dados que já apresentamos, é notável que quando se trata de marketing, o WhatsApp pode render mais frutos para uma marca. Já a pesquisa da Sinch mostrou que 27% dos respondentes utilizam SMS para realizar pagamentos, o que pode ser um ponto importante se o foco é venda de produtos e serviços. Por isso, é essencial que você faça esse estudo antes de apostar em um dos dois canais. 

Como a Sinch pode ajudar?

Para envio de SMS, implementação de API e chatbots, você pode contar com a Sinch, empresa líder no mercado mundial de mensageria. Além de oferecer o mais moderno chatbot — inteligência artificial conversacional —, nós realizamos o serviço de disparo de SMS, que oferece uma variedade de APIs, tem certificação ISO27001 e entrega em larga escala. 

Assim, a Sinch é capaz de atingir ainda mais o seu cliente, além de melhorar a experiência e otimizar a comunicação. Além disso, com os nossos pacotes de automação, sua empresa tem acesso a um ecossistema completo e personalizável de serviços — conexões de canais (APIs), inteligência artificial (chatlayer), Contact Center — para atender aos seus objetivos com o cliente. 

Para saber mais sobre as soluções Sinch, acesse o nosso site e entre em contato com nossa equipe de especialistas.