Blog > SMS

SMS: as melhores dicas e vantagens de aplicá-lo no mundo corporativo

 
SMS: as melhores dicas e vantagens de aplicá-lo no mundo corporativo
 

Muito mais do que um meio de trocas de mensagens pessoais, o SMS  pode ser utilizado como estratégia para alavancar vendas, conquistar leads e, até mesmo, otimizar o atendimento de uma empresa. 

Ainda que haja questionamentos sobre o uso desse canal conversacional na atualidade, as pesquisas revelam que ele continua sendo um dos favoritos no mundo e, em alguns países, o mais utilizado. 

Diante disso, é muito provável que você se pergunte: “Como posso aplicá-lo em minha empresa?”. Felizmente, com o provedor ideal e seguindo algumas práticas, utilizar esse meio de comunicação é simples e pode fazer a diferença nos resultados da marca. Quer saber os benefícios do SMS e como usá-lo? Então, acompanhe o texto e boa leitura!

Por que utilizar o SMS na  sua empresa?

Com a intensa inovação tecnológica e o surgimento de novos canais comunicacionais, muitos acreditam que o SMS caiu no esquecimento. No entanto, uma pesquisa realizada pela Sinch com 2800 pessoas ao redor do mundo, apontou que 90% dos entrevistados têm o SMS como meio favorito para troca de mensagens. 

Ainda assim, é possível que você se pergunte como esse número afeta o seu negócio. Nós te explicamos! Dados divulgados pela Connectmogul mostram que 90% dos usuários abrem as mensagens em até 3 minutos após a entrega, enquanto os e-mails marketing são abertos em até 1 hora e meia. 

Sendo assim, por meio desse canal, sua empresa tem acesso a uma alta taxa de abertura, o que possibilita grandes resultados na hora de entregar um conteúdo da marca. Somado a isso, o SMS é o único que não precisa de internet para receber e enviar mensagens, além de ter uma cobertura universal

A pesquisa realizada pela Sinch constatou que 27% dos respondentes utilizam SMS para realizar pagamentos. Diante disso, evidenciamos a usabilidade como mais um ponto positivo desse canal, podendo ser aplicado para diversas estratégias da empresa, tais como:

  • Vendas: com o envio de promoções, recuperação de carrinho e informativo sobre novos produtos;
  • Atendimento: para lembretes de agendamento, retirada de dúvidas frequentes e envio de segunda via de boletos;
  • Marketing: para melhorar o relacionamento e fidelizar o consumidor. Afinal, fazer com que seus clientes avancem na jornada de compras é fundamental para o seu negócio — e o SMS é o seu aliado nessa hora; e
  • Pesquisas de satisfação: enviar NPSs ao cliente é uma das melhores formas de entender como o seu negócio pode progredir. Além disso, o SMS pode ser usado também nas campanhas de endomarketing com o intuito de melhorar o relacionamento com os colaboradores.  

Além da usabilidade, o ROI reduzido e a entrega mensurável também são pontos positivos do SMS para empresas. Por esses motivos, utilizar esse meio de comunicação pode ser a solução que a sua marca estava buscando para ampliar o capital e o número de consumidores.

3 dicas para você enviar SMS com assertividade

Agora que você já entendeu os motivos e vantagens de utilizar esse canal, é hora de conferir algumas dicas para aplicá-lo de forma efetiva. Veja a seguir!

1. Ouça o seu cliente

De nada adianta realizar os disparos de mensagem se o seu cliente não quer recebê-los, correto? Por isso, é importante entender até que ponto o consumidor quer manter um relacionamento com a empresa e em quais momentos. 

Portanto, realize os envios sem exagerar e em horários apropriados. Afinal, você pode causar o efeito reverso daquele que estava buscando e perder o cliente.

2. Conheça a linguagem da sua persona

Saber o comportamento da sua persona é fundamental na hora de construir a linguagem que será utilizada nas mensagens. Por isso, é necessário entender se o destinatário tem o perfil jovial e descontraído ou sério e formal. Assim, você constrói mensagens que conversem corretamente com o cliente. 

3. Aproxime-se do consumidor

Entender o que o cliente está buscando em sua marca é o ponto-chave para alavancar as vendas, uma vez que ao entender as suas dores e angústias, você descobre o que é necessário para solucioná-las. 

Dessa forma, utilize o SMS como ferramenta para oferecer aquilo que seu consumidor mais precisa, seja uma oferta ou um lembrete de que a consulta está chegando. Assim, ele sente-se próximo e acolhido pela marca e, consequentemente, há uma chance maior dele voltar a procurá-la. 

Quais pontos considerar antes de usar o SMS como estratégia em seu negócio?

Existe uma série de boas práticas que devem ser consideradas pelas empresas na hora realizar o envio de SMS, são elas:

  • Tamanho da mensagem: o ideal é que as mensagens de texto contenham até 160 caracteres. No caso de SMS marketing esse número pode ser menor, tendo no máximo 140 caracteres, já que deve conter uma opção de cancelamento de envio das mensagens. 
  • Opt-in: é uma autorização dada pelo consumidor para receber as mensagens enviadas pela marca. 
  • Opt-out: esse termo está relacionado ao que mencionamos sobre cancelamento de recebimento do SMS das empresas. Assim como há a opção de aceitar as mensagens, existe também a função de solicitar que não haja mais envios. 
  • Identificação: para aproximar-se e passar segurança ao cliente é importante que você se identifique, ou seja, vá além do short number e utilize o nome da empresa como remetente, por exemplo. 

Além dessas regras, é interessante que o seu negócio não deixe de investir em outros canais como e-mail e WhatsApp, por exemplo. Afinal, uma comunicação omnichannel é uma das melhores formas de melhorar o relacionamento com o cliente e fazer com que ele tenha acesso a diferentes meios de atendimento e canais de venda. 

Como a Sinch pode ajudar?

Para utilizar o SMS como ferramenta em sua empresa, é fundamental ter ao seu lado um provedor que ofereça uma grande variedade de APIs, esteja ligado a diversos data centers, tenha certificação ISO27001 — para a segurança dos dados — e entregue em larga escala. Tudo isso a Sinch oferece com excelência, já que contamos com a parceria das melhores operadoras do mundo, e assim, conseguimos distribuir as mensagens para qualquer celular do planeta em um segundo ou menos. 

Escolher a Sinch como provedora é trabalhar ao lado de uma empresa especialista no mercado de mensageria, presente em mais de 47 países. Além disso, realizamos a integração entre SMS e chatbot, inteligência artificial conversacional capaz de realizar um atendimento eficiente e 24 horas por dia. 

Quer saber mais soluções que podemos oferecer ao seu negócio? Então acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe de especialistas.