Blog > E-commerce e Varejo

Varejo digital: as principais tendências e dados que você precisa saber

 
Varejo digital: as principais tendências e dados que você precisa saber
 

Com a crise de saúde mundial, diversos setores passaram por transformações e muitos deles tiveram que migrar para o digital. Agora, um ano após o início das mudanças, é possível afirmar que o varejo digital já não é mais apenas uma válvula de escape, e sim uma tendência crescente para os próximos anos. 

Diante desse novo cenário, fica o questionamento: as lojas físicas serão as mesmas após a pandemia? Uma pesquisa realizada pela Sinch com mais de 2800 entrevistados mostrou que os hábitos dos consumidores mudaram, o que implica em uma série de transformações no mercado. 

Quer saber como isso afeta seu negócio e quais as tendências para o futuro do varejo digital? Então, acompanhe este texto e descubra! 

Quais mudanças esperar no mercado do varejo? 

Ainda que voltemos à normalidade (podendo realizar grandes aglomerações e visitas às lojas físicas), muitas pessoas acreditam que o hábito de fazer compras on-line não será deixado de lado, pelo contrário, essa será a principal forma de consumir. Os dados coletados pela Sinch em 2020 apontam que:

  • 58% dos entrevistados irão evitar multidões; 
  • 49% farão compras online com mais frequência; e
  • 46% irão passar menos tempo em lojas físicas. 

É notável que o e-commerce sentiu essa necessidade dos consumidores de migrar para o digital, uma vez que no primeiro trimestre deste ano, o comércio eletrônico teve um crescimento de 57,4% em relação ao mesmo período de 2020. E a tendência é que esse movimento continue. 

Quais as vantagens do varejo digital? 

Em um primeiro momento, é possível que a transformação digital assuste diversas empresas, já que será necessário continuar investindo na expansão da tecnologia, além de promover um bom relacionamento com os consumidores de forma on-line. 

No entanto, a partir de uma breve análise, é notável que esse novo modelo de negócio pode ser vantajoso em diversos sentidos. Pensando nisso, trouxemos alguns motivos para você tornar-se cada vez mais adepto ao avanço do varejo digital. Confira os benefícios:

Maior alcance

Imagine que o seu negócio tenha uma loja física na capital de São Paulo. É muito provável que os seus clientes vivam nas proximidades do seu estabelecimento, certo? Portanto, você sempre terá um alcance de consumidores limitado e, consequentemente, dificulta a expansão do seu capital. 

Com o varejo digital, esse problema é evitável, já que através da internet, sua empresa consegue atingir e captar clientes de diversos lugares

Atendimento 24 horas

Com o avanço da tecnologia, as pessoas querem rapidez e praticidade em todos os processos e, na hora das compras, isso não é diferente. Os dados revelados pela Sinch mostraram que 61% dos entrevistados esperam receber uma resposta da empresa em até 4 minutos. 

O varejo digital se adequou a essa velocidade e, por isso tornou-se o favorito, já que permite que o consumidor compre quando e onde quiser, além de ter a possibilidade de entrar em contato com a marca a qualquer momento

Além disso, para facilitar ainda mais a jornada de compra e melhorar a experiência do consumidor, é possível contar com a ajuda de chatbots no processo de atendimento e vendas, por exemplo. 

Eles nada mais são do que uma inteligência artificial conversacional capaz de otimizar processos por meio de uma comunicação humanizada. Cada vez mais, essa tecnologia é implementada em plataformas utilizadas pelas empresas, como SMS, WhatsApp e Facebook Messenger. Não somente a marca se beneficia de um atendimento mais rápido, assertivo e automatizado, como também os consumidores

Para isso, eles são programados para auxiliar no contato com o cliente, seja na retirada de dúvidas frequentes ou, até mesmo, no envio de códigos de rastreio e segunda via de boletos. 

Os resultados da nossa pesquisa apontaram que 92% dos respondentes gostam de usar chatbots para saber quando suas compras serão entregues, enquanto 90% deles solicitam a devolução de um produto por meio do bot.

Como sua empresa pode se beneficiar da transformação digital do varejo?

Para usufruir dos benefícios da transformação digital do varejo, o principal passo a ser dado pelas empresas é ingressar no universo da comunicação multicanal, ou seja, marcar presença no offline e no online sem que haja ruídos entre elas. Para isso, é fundamental que elas estejam alinhadas e integradas. Assim, é possível desenvolver cada vez melhor o relacionamento e o diálogo com o cliente. 

Por isso, estar presente em diversos canais conversacionais, como WhatsApp e SMS, é um grande passo para a sua empresa e, sem dúvidas, essencial para usufruir dos benefícios da transformação digital do varejo. 

Além disso, é preciso observar o comportamento da sua persona e como ela gosta de interagir com essas plataformas de troca de mensagem. A Sinch observou que existe uma lacuna entre o que o público gosta e o que ele realmente utiliza quando se trata desses canais. Assim, é nesse espaço que há uma grande oportunidade para as empresas

Para 82% dos entrevistados, o suporte ao consumidor através de mensagens móveis é muito útil. Além disso, a maioria deles acreditam que rastrear um pedido, receber descontos baseados em compras anteriores e lembretes de produtos deixados no carrinho são estratégias que as empresas realizam através das mensagens e que facilitam o dia a dia dos clientes. 

Para a realização de campanhas de marketing, as empresas que atuam no varejo digital encontram grandes oportunidades ao utilizar as mensagens móveis, já que 39% dos respondentes brasileiros da pesquisa afirmam que preferem receber propagandas por meio de aplicativos de mensagem, enquanto 13% preferem recebê-las através de SMS

Dados como esses, ajudam as marcas a realizarem campanhas mais assertivas e agradáveis ao público

Como a Sinch pode apoiar o varejo?

Diante dos números apresentados, fica evidente a necessidade de adentrar no universo digital e omnichannel para conquistar melhores resultados no varejo digital, certo? Para isso, a Sinch é sua maior aliada. 

Presente em 47 países e líder no mercado mundial de mensageria, nós utilizamos alta tecnologia na implementação de inteligência artificial conversacional, programada de forma personalizada e capaz de ser aprimorada de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Além disso, com a nossa solução Bundle, sua empresa não somente garante a implementação do bot, como também tem acesso a um ecossistema completo de soluções conversacionais APIs, IA conversacional e Contact Center. 

Tudo isso para não somente melhorar a comunicação com seus clientes e garantir uma alta performance multicanal, como também estar presente em cada uma das etapas da jornada de compra

Assim, soluções Sinch como chatbot são integradas aos canais conversacionais que mais fazem sentido para a sua empresa e conversam com o seu cliente — SMS, Facebook Messenger, WhatsApp, entre outros. Dessa forma, sua marca se faz presente em diversas redes, além de ter uma comunicação automatizada, rápida e assertiva com o consumidor. 

Se interessou? Então, acesse nosso site e saiba tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!