Blog > Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, RH e Corporativo, WhatsApp

WhatsApp Marketing: aumente SQL e alavanque vendas

 
WhatsApp Marketing: aumente SQL e alavanque vendas
 

Com o avanço do e-commerce durante o cenário de pandemia, as marcas tiveram que passar por diversas adaptações para continuar a atender não só seus clientes com excelência, como também captar novos leads. Com isso, diversas ferramentas de mensagens móveis tornaram-se uma opção vantajosa para manter uma comunicação rica entre consumidores e empresas, dentre eles o WhatsApp Marketing. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Statista, o WhatsApp é um meio de comunicação favorito entre os brasileiros. Por isso, é importante que sua marca esteja presente nesse meio e saiba utilizá-lo para trazer grandes resultados nas vendas. 

Quer saber como aumentar o SQL através dessa ferramenta? Então, descubra a solução de conversão de leads da Sinch e entenda quais os benefícios de implementá-la. Boa leitura!

WhatsApp Marketing como ferramenta para as vendas

Como já mencionamos anteriormente, o e-commerce sofreu um boom no último ano. Tal crescimento estava previsto para acontecer entre 2023 e 2024, contudo com a necessidade de realizar as vendas de forma online, o avanço foi imprescindível. 

Os dados reunidos pela Sinch apontam que no primeiro semestre de 2020, compras em e-commerce aumentaram 39% e cerca de 7,7 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez. 

O WhatsApp não ficou de fora desse crescimento, já que cerca de 61% dos consumidores móveis brasileiros já compraram por essa plataforma. E suas vantagens para as empresas continuam: notou-se que a conversão no canal de WhatsApp, em campanhas de marketing, é cerca de 30x maior que SMS

Diante desses dados, é perceptível a urgência de unir a sua marca a esse canal, já que estar onde os clientes estão faz toda a diferença. Para isso, uma solução de geração de leads pode ser sua aliada em estratégias de marketing e na comunicação com o consumidor. Além de ser de fácil implementação e personalização, não há a necessidade de realizar integração API. 

Já pensou ter a geração de leads automatizada no WhatsApp coletando informações úteis para gerar novas vendas? Conheça mais sobre essa solução a seguir!

Solução de conversão de leads

Imagine conectar o canal de atendimento digital que seus clientes já estão habituados a utilizar, com um fluxo automatizado de chatbot criado com inteligência artificial conversacional, e que seja integrado com uma plataforma de atendimento humano. 

Dessa forma todos seus clientes podem ter conversas resolutivas onde e quando quiserem, e serem atendidos pelo seu time de atendimento quando as conversas se tornarem complexas para o bot responder sozinho, essa é a solução Leads Converter da Sinch!

Para implementar uma solução ponta a ponta que evolua o atendimento da sua marca em aplicativos como o WhatsApp ou Facebook Messenger, por exemplo, é preciso seguir um passo a passo para que a ferramenta atue de acordo com os objetivos de venda da marca. Veja os passos que são fundamentais discutir antes da implementação!

Escolha um canal

O canal em que o Leads Converter será implementado faz toda a diferença e, para escolhê-lo, a empresa precisa considerar alguns fatores principais. Primeiramente, é importante analisar e estudar os canais que mais agradam a persona da marca, já que investir em um meio ineficiente ao seu público não gera os resultados esperados. 

Pensando nisso, é fundamental que haja um entendimento profundo do comportamento do seu consumidor e como ele se relaciona com os meios de comunicação. Por isso, optar pelo WhatsApp — altamente usado entre os brasileiros — é importante para que sejam percebidos resultados de conversão. 

Conecte um chatbot

O passo seguinte é conectar um chatbot ao canal. Essa tecnologia é capaz de simular um diálogo humanizado com o cliente, além de oferecer atendimento personalizado, instantâneo e 24 horas por dia

Seu uso já se popularizou entre os usuários e a estimativa é de que até 2022, 70% das interações entre consumidores irão envolver ferramentas como chatbots, machine learning e mensagens móveis, um crescimento de 15% em relação a 2018, segundo dados apontados pela Gartner

Associe a um contact center

Por fim, o chatbot é conectado a um contact center com o objetivo de atender demandas específicas dos clientes. Diferentemente de um call center — atendimento ao cliente via telefone —, o contact center é um meio mais moderno de atender ao consumidor. 

Esse modelo de atendimento não só pode ser feito por telefone, como também por mensagens de voz, redes sociais, chats e SMS. Além disso, eles são automatizados e integrados a outros canais de comunicação. Tudo isso, para promover uma assistência melhor ao usuário, com assertividade, rapidez e possibilidade de autoatendimento. 

Como funciona a solução Leads Converter?

Agora que você já sabe as principais etapas de implementação dessa solução, podemos abordar as funcionalidades desse sistema de envio de mensagens em massa. Confira a seguir!

Ativação

A ativação é uma etapa opcional da solução Leads Converter, mas ela pode ser muito útil ao cliente e à empresa. Uma das formas de fazê-la (e, assim, atrair o consumidor) é enviar um cupom ou promoções por meio do WhatsApp. Nesse caso, a ideia é aproveitar o momento de ofertas para incentivar as vendas. Para isso, basta criar uma mensagem de texto com as principais informações sobre os produtos e inserir um link de acesso ao site, por exemplo. Assim, o cliente é facilmente encaminhado à plataforma de vendas da empresa. 

Geração de Leads 

Por meio do nosso sistema, é possível ter acesso às principais informações dos potenciais clientes para enviar catálogos de produtos, informações interessantes sobre a marca e, até mesmo, descobrir com mais detalhes aquilo que mais interessa ao cliente para que seja possível enviar anúncios e ofertas personalizadas. 

Atendimento Humano 

Como apontamos anteriormente, para muitas empresas é interessante integrar o WhatsApp ao contact center para a realização de um atendimento humano personalizado. Além disso, ele pode ser utilizado para dar continuidade nas vendas por meio de outros canais de comunicação já utilizados pelo seu negócio, direcionando o cliente ao vendedor ou atendente. 

Pesquisa de Satisfação

Essa ferramenta possibilita o envio de pesquisas de satisfação aos clientes — NPS —, o que ajuda a empresa a entender os pontos que precisam ser melhorados e aqueles que já estão satisfatórios. Além disso, abrir um canal para que os consumidores compartilhem suas opiniões é também uma forma de melhorar o atendimento e relacionamento com eles. 

Todas essas facilidades proporcionadas pela ferramenta Leads Converter da Sinch garantem maior conversão de leads, além de aumento de vendas para os consumidores atuais, como apontam os resultados apresentados pelos nossos clientes. Por isso, apostar em nossas soluções completas e automatizadas asseguram a satisfação de seus consumidores. 

Conte com a Sinch! Somos líderes no mercado global e estamos presentes em mais de 47 países. Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas.