Blog > APIs, Chatbots, E-commerce e Varejo, Inteligência Artificial, Marketplace, Para Atendimento, Para Marketing, Para Vendas, Segurança e Fraude, Transformação Digital, WhatsApp

WhatsApp na Black Friday: 5 passos para uma boa estratégia

 
Featured Image
 

A Black Friday está virando tradição no Brasil. A data, conhecida mundialmente pelas grandes ofertas de preços em diversos setores, chegou no país em 2011 e, a cada ano que passa, confirma seu protagonismo como uma das melhores temporadas para se fazer compras.

Segundo um estudo feito pela Neotrust/Compre&Confie, em 2020 as vendas passaram de R$5,1 bilhões, o que significou um aumento de 31% em comparação ao ano anterior e um marco na história do e-commerce brasileiro

Preparar o seu negócio virtual para essa temporada é acompanhar uma das melhores épocas de vendas no país. Dentre as diversas estratégias que é preciso se atentar para alcançar bons resultados nesse período, focar na comunicação é um dos mais essenciais. É nesse momento que a implementação de chatbots – e o uso do WhatsApp Business API – se apresenta como uma estratégia muito eficiente. 

Veja a seguir o motivo disso e confira quais os passos essenciais para se alcançar uma boa estratégia em todo o processo: da escolha do canal e criação do bot à prática.

Antes de tudo: por que escolher o WhatsApp?

Experiência é tudo. E quando o assunto envolve canais de mensageria, o WhatsApp é o queridinho por aqui, alcançando um acesso de até 99% dos celulares no Brasil

É justamente pelo seu protagonismo que essa plataforma se tornou a favorita na criação de estratégias de Marketing Digital e Customer Experience. 

Estar onde o seu cliente está é o primeiro passo de uma campanha de sucesso de alta temporada. Isso porque esse é o melhor lugar para enviar descontos relâmpagos, promoções exclusivas e proporcionar um atendimento ao cliente ágil e eficaz. É aqui que você pode contar com a implementação de um chatbot para otimizar processos e usufruir do tempo de trabalho de forma mais proveitosa. 

EXTRA: se você quer entender qual versão do WhatsApp Business melhor se encaixa no seu negócio, temos um post que aborda a diferença entre eles. Para saber mais, clique aqui.  

Mas para que tudo ocorra bem, é preciso traçar um planejamento estratégico e eficaz. Por isso, reunimos aqui um passo a passo das ações primordiais para se fazer nesse início. Vamos lá? 

5 passos essenciais para criar um chatbot eficaz

Assim como tudo na vida, bons planejamentos trazem bons resultados. Por isso, antes de procurar uma empresa parceira para realizar a implementação de um bot no WhatsApp, é preciso entender o objetivo principal da sua estratégia. Para facilitar, dividimos em 6 etapas. Confira abaixo!

Passo 1: entenda o seu cenário

A primeira etapa de todas é entender o que a sua empresa consegue oferecer ao cliente e quais metas deseja alcançar a partir da implementação de um bot. 

Entender o tamanho da sua equipe, compreender quais setores seriam otimizados com a automação e qual o objetivo principal que se deseja alcançar com a Black Friday são perguntas essenciais que ditam o caminho dos próximos passos. 

Parece um processo simples ou óbvio, mas não fazê-lo pode ocasionar em uma desorganização que será sentida pelo seu consumidor. Com isso, o resultado pode ser o contrário do que se deseja: ocasionar a redução de vendas.  

Feito isso, chegou a hora de traçar os objetivos que se deseja alcançar com a Black Friday:

  • Vender um produto específico?
  • Conquistar novos clientes?
  • Resgatar ex-clientes?
  • Zerar o estoque?

No caso de envio de mensagem pelo WhatsApp, cada uma dessas metas pede um plano de ação diferenciado, incluindo o tipo de mensagem que será escrita e o horário que será enviado. 

Passo 2: conheça seu público

A linguagem que você usa para conversar com o seu cliente é fundamental para que vocês dois falem a mesma língua – literalmente. 

Por isso, definir as personas da sua marca permite que você entenda qual linguagem utilizar, escolher a melhor abordagem e perceber qual o momento ideal para mandar uma mensagem. 

A integração do bot com o Processamento de Linguagem Natural permite aprimorar ainda mais esse diálogo e deixar o cliente mais satisfeito. Para saber tudo sobre as vantagens da PLN, clique aqui

Passo 3: crie seu bot

Com os passos anteriores, foi possível entender quais são os seus principais objetivos, compreender o tipo de linguagem que seu público usa e visualizar quais melhorias na experiência ao cliente a automação pode proporcionar. Agora chegou a hora de criar o bot!

Nesse projeto, algumas perguntas são essenciais para que você tenha em mãos um fluxo conversacional e de interação adequado. Exemplos:

  • Qual o objetivo principal da criação do bot?
  • A sua marca já possui um gerenciador de contas no Facebook e um número ativo no WhatsApp Business?
  • Quantos atendentes humanos estão disponíveis caso haja a necessidade de um atendimento humano?
  • O robô conversacional terá integração? Se sim, com quais plataformas? 

Passo 4: faça testes

Depois de todo preparo e planejamento, é preciso testar o chatbot construído no canal desejado para ver se tudo está funcionando conforme o previsto. 

Faça simulações de possíveis perguntas que seus clientes fariam e analise como a tecnologia conversacional corresponde. Esse é o melhor método para corrigir possíveis falhas e entender quais os pontos de melhorias. 

Passo 5: Use chatbots ao seu favor

Por último, mas não menos importante, vá além do atendimento ao cliente e utilize os robôs conversacionais em suas estratégias para captação de clientes em potencial nesta Black Friday. Aqui vão algumas dicas:

  • Ex-clientes: mande uma mensagem no WhatsApp para esse público com um código de desconto VIP ou ofereça um preço especial em produtos já vistos no histórico de compras destes consumidores;
  • Clientes atuais: utilize a sua base de clientes que fizeram compras nos últimos 90 dias e ofereça códigos exclusivos para esta alta temporada. O período de até 3 meses é recomendado porque muito provavelmente esses consumidores se lembrem da sua marca e queiram realizar uma nova compra;
  • Clientes potenciais: envie uma mensagem para seus leads com as ofertas mais irresistíveis e ofereça um desconto especial para quem realizar a primeira compra em sua plataforma. 

Em todas essas opções, é importante estar com os olhos bem atentos para proporcionar a experiência de compra mais encantadora possível.

Conte com quem entende do assunto!

Você não precisa fazer isso sozinho(a)! A Sinch é líder mundial no mercado de mensageria e nossa equipe está preparada para apoiar os desafios do seu negócio.

Quer saber mais detalhes? Fale com um de nossos especialistas!