Blog > E-commerce e Varejo, Para Atendimento, SMS, WhatsApp

SPAM: O que é e como evitá-los?

 
SPAM: O que é e como evitá-los?
 

Enviar mensagens para o seu consumidor para informar, resolver problemas ou mandar recados especiais em datas comemorativas são ótimas oportunidades para manter um relacionamento próximo com o seu público.

Mas, para que essas ações sejam eficazes e tragam bons resultados, é preciso que o cliente autorize esse tipo de envio. Caso contrário, isso pode ser considerado Spam e a sua empresa pode até ser indenizada por isso.

Para evitar esse tipo de transtorno, reunimos aqui algumas dicas e soluções que farão a sua empresa se destacar no mercado. Vamos lá?

Para começar: o que é Spam?

Qualquer tipo de mensagem enviada sem a autorização do destinatário é classificado como Spam.

Apesar de não ser considerado crime no Brasil, se o consumidor se sentir lesado por qualquer recebimento de mensagens, ele pode pedir indenizações com base em artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além de ser um processo cansativo para o cliente, essas práticas podem resultar em impactos irreversíveis para a reputação da empresa.

Não há necessidade de passar por transtornos que são evitáveis. Enviar mensagens para seus clientes de forma personalizada é uma excelente forma de engajar. Mas, para que essa experiência seja enriquecedora, você precisa contar com parceiros oficiais que sigam as Políticas de Privacidade e proporcionam um relacionamento construtivo, capaz de aproximar pessoas e empresas por meio de soluções personalizadas. 

A importância do envio de mensagens aos clientes

Os aplicativos de mensagens e canais de mensageria conversacionais são responsáveis pelo maior índice de satisfação dos clientes. Explicamos o por quê:

  •         O WhatsApp é um dos canais de comunicação mais utilizados no mundo, com cerca de 2 bilhões de usuários. No Brasil, aproximadamente 99% das pessoas usufruem da plataforma;
  •         No SMS, a taxa de abertura das mensagens é de 98% e cerca de 90% das pessoas leem a notificação em até 3 minutos;
  •         Empresas reais confirmam que chatbots foram capazes de proporcionar 94,5%* de satisfação dos clientes pelo atendimento realizado.

*Relato da equipe do iFood delivery na América Latina sobre serviços prestados pela Sinch

Estar presente onde os seus clientes estão e proporcionar uma experiência assertiva resultam na maior satisfação dos clientes. Com o apoio da inteligência artificial, por exemplo, é possível criar uma FAQ automática integrada com a sua equipe de SAC e, assim, desenvolver um atendimento ao cliente rápido e eficaz.

Michael Leboeuf, autor americano de diversos Best Sellers sobre negócio, já disse uma vez: “Um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios”. Assim, solucionar as dores do seu público de forma eficaz pode trazer consequências que vão muito além da boa avaliação do atendimento.

5 dicas para evitar o Spam e proporcionar uma experiência encantadora 

Existem diversos canais que são utilizados para se relacionar com o seu consumidor: SMS, WhatsApp, e-mail, redes sociais, chatbots, entre outros.

Apesar dessa variedade de opções, não basta criar mensagens aleatórias e realizar o disparo. É importante criar uma comunicação estratégica para aprimorar o relacionamento com o seu cliente e trazê-lo para mais perto do seu negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas que são capazes de destacar a sua empresa. Confira!

1. Tenha autorização do cliente

Assim como abordamos no início do texto, o primeiro passo para um bom relacionamento com o cliente é tendo a permissão dele para o envio de mensagens. Caso contrário, ela pode ser considerada spam e comprometer a imagem da empresa perante o seu público.

Uma consideração importante a se fazer é que, independente do canal escolhido, é essencial enviar mensagens somente para as pessoas que já tiveram algum tipo de contato com o seu negócio. Exemplos: elas já compraram algo da sua marca ou estão inscritas em newsletters do seu blog.

2. Proteja os dados da sua empresa

Crie uma plataforma confiável para seu público e combata a fraude. Empresas parceiras, como a Sinch, auxiliam nesse processo e oferecem suporte técnico que ajudam a proteger os dados da marca e de seus consumidores.

SMS Spam

Esteja no controle da sua empresa incluindo uma camada adicional de segurança de acesso. Proteja os dados compartilhados de seus clientes e elimine ataques de spammers e fraudes em seu negócio através de verificações de SMS flexíveis e confiáveis, como as que a Sinch oferece.

WhatsApp Spam

O WhatsApp é um aplicativo voltado para pessoas e, por isso, a plataforma não quer se tornar um ambiente de spam. Por esse motivo, para usufruir do canal para enviar mensagens conversacionais automatizadas é preciso passar por um processo de aprovação junto ao WhatsApp. A Sinch é parceira oficial da ferramenta e pode auxiliar a sua empresa durante todo esse processo para garantir todas as vantagens que a API pode oferecer a sua marca.

3.  Envie conteúdos relevantes

Enviar mensagens para clientes pode ir muito além de um canal para atendimento ou envio de ofertas e código promocionais.

Você pode utilizar esse recurso para trazer conhecimentos e dicas que agreguem valor ao seu produto e serviço. Além de ser uma forma de se aproximar do seu público, esse tipo de ação reforça a sua marca como autoridade no segmento.  

4.  Considere o horário comercial

Os envios de torpedos e mensagens via aplicativos devem respeitar o horário comercial.

Além de ser uma forma de respeito e cuidado com o descanso do seu consumidor, prestar atenção a estes detalhes acaba sendo visto com bons olhos dos clientes.

5.  Permita o descadastramento

Da mesma forma que é importante solicitar a autorização do cliente para o envio de mensagens, é imprescindível oferecer a opção de descadastramento através de um processo fácil e intuitivo.

Lembre-se: na construção de um bom relacionamento com o seu consumidor, é importante a marca não ser invasiva e dar o espaço necessário para que ele tome as decisões que julgar importantes.

Como a Sinch pode ajudar?

Uma boa comunicação pode (e deve!) aproximar pessoas e empresas. Independente da sua área de atuação, é possível oferecer engajamento de forma personalizada e não invasiva para seu público – e a gente pode te ajudar nisso!

Com a Sinch, é possível enviar várias mensagens em larga escala para seus clientes, garantindo a proteção de dados tanto da empresa quanto de seus consumidores. Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda como você pode utilizar dessas estratégias no seu nicho e se destacar dos seus concorrentes.